quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

PELO SIM, PELO NÃO - 2ª EMISSÃO

Nesta segunda emissão, teremos duas convidadas: Inês Pedrosa que irá representar o "Sim" e Maria João Lopo de Carvalho que irá representar o "Não".

Façam-se perguntas, revelem as vossas opiniões mas não deixem de participar na discussão de um assunto a que ninguém pode ficar indiferente. Dia 11 de Fevereiro, a resposta tem que ser dada por cada um de nós. É importante que todos votem.

Hoje com Fernando Alvim e Raquel Bulha. Razões de sobre para se juntarem a nós.


Fernando Alvim

49 comentários:

Anónimo disse...

SIM!

Anónimo disse...

parabens pelo programa! o que vai a referendo nao é passar haver aborto ou nao!pk eles existem mas de forma ilegal em que mulheres morrem por falta de meios! eu sou contra que o facam mas vao votar sim pk se o fazem tem uma razao mt forte e merecem td o nosso respeito e apoio e pk se votar nao eles vao continuar a existir de forma ilegal!!por tudo isto SIM.

Anónimo disse...

Deixo no ar uma questão que ouvi no Pós e Contras da passada 2ªf:
Suponham que uma amiga/conhecida vossa faz um aborto ilegal. Tendo conhecimento disso, algum de vocês a acusaria para que pudesse ser julgada?
Então porquê a penalização?

Anónimo disse...

Até hoje o melhor tecto que li (por acaso), sobre esta questão do aborto foi:

http://coisas.blogdns.net/index.php/?p=16

com a qual me identifico

Anónimo disse...

Custa dizer sim....mas vou dizer.
aprendi á minha custa que desta agua não beberei, é algo que não se pode dizer. Já bebi desta água....era até bastante severa com as minhas amigas que a bebiam...
até que me tocou...sabem o que é estar numa sala com 5 miudas cada uma a dormir no seu sofá e uma no meio encima de uma marquesa???e a ver uma senhora (parecida com a minha cabeleireira....não tenho nada contra as cabeleireiras...cheia de aneis de ouro)com um alguidar na mão....dirigindo-se para a sanita???o sentir a imagem...é terrivel. é chocante....
Realmente concordo que votando não...vai deixar com que essas senhoras continuem por ai sem condições...sem cuidados tornando uma situação já de si traumatizante muito mais traumatizante...e a tal ajuda que pretendem dar ás mulheres que querem abortar...no clandestino não há ajuda psicologica que chegue....ao menos que possamos ter acesso ás clinicas privadas. Pagando.já que os espanhois estão a tomar portugal...deixem-nos entrar assim também.....e não acredito que as mulheres passem a usar o aborto como contraceptivo.....não mesmo....



Repito este comentário porque inseri num dia anterior por engano...(acho eu)

hamlet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Vou votar NÃO, porque não consigo saber a diferença entre uma vida com 9 semanas de gestação e outra com 11 semanas.

Considero que a vida de um feto com 9 semanas de gestação é tão valiosa quanto a de um jovem de 90 anos de idade. Apenas o primeiro ainda não adquiriu personalidade jurídica através do seu nascimento completo e com vida.

A unica protecção que, presentemente, um feto tem é a que lhe é dada pelo Código Penal. Com a vitória do SIM, que protecção irá ter??

Não seria mais sério apostar-se na EDUCAÇÃO SEXUAL e na PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ, que não existe, do que gastar milhões num referendo que já foi realizado?

Sou mãe de 2 filhos e sei o quanto, até hoje, já passei para os criar. O argumento económico, familiar e social não me convence.

Gostaria de fazer uma proposta:
Seria muito interessante se um canal de televisão apresentasse, em horário nobre, um programa para esclarecimento da população onde fosse feita uma abordagem unicamente cientifica, no ambito médico-legal, da gravidez e do aborto (do género de aula de medicina legal), visto uma grande parte da população portuguesa não ter conhecimentos para avaliar o significado da pergunta do referendo.

Anónimo disse...

Olá

Tenho uma pergunta para a Maria João Lopo de Carvalho:

Ouvi um defensor do não (infelizmente não me lembro do nome) afirmar num dos debates que se tem feito que não há mulheres presas. Queria perguntar o que é que se passa, as autoridades competentes não tem feito o seu trabalho? Ou de facto há mulheres em liberdade condicional devido ao
"crime" que cometeram?

Já repararam que sou pelo SIM não é? Sim por todas as razões, mas a principal é poque o sim dá a liberdade de escolha e não impõe os ideais de ninguém!

Beijinhos

Miguel disse...

Uma vez que este ponto não foi abordado na emissão anterior, eis o post que eu deixei na altura.

O projecto de lei caso o "sim" ganhe encontra-se em:

http://diariodigital.sapo.pt/
news.asp?section_id=12&id_news=260146

Apesar de já ter uma opinião formada em relação a este tema, tenho algumas dúvidas quanto à redacção da actual lei (e da futura, caso o "sim" ganhe no referendo, uma vez que o ponto que vou referir não mudará).

A Lei n.º 90/97 de 30 de Julho, que altera os prazos de exclusão da ilicitude nos casos de interrupção voluntária da gravidez, reescreve o Artigo 142.º, 1 c), da seguinte forma:

"Houver seguros motivos para prever que o nascituro virá a sofrer, de forma incurável, de doença grave ou malformação congénita, e for realizada nas primeiras 24 semanas de gravidez, comprovadas ecograficamente ou por outro meio adequado de acordo com as leges artis, excepcionando-se as situações de fetos inviáveis, caso em que a interrupção poderá ser praticada a todo o tempo." (cf. http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/
portugal/legislacao/
vidaintegridadefisica/90-97.pdf)

Agora a minha dúvida: se às 10 semanas um feto é inviável (e isto é um facto), qual a razão de ser do referendo se aparentemente já está prevista na lei a IVG, em qualquer altura, no caso do feto ser inviável? E tendo em conta que um feto é inviável até pelo menos à 20.ª semana, não há pontos na lei que já se encontram incluídos neste caso? Ou estarei a interpretar mal o conceito de "feto viável"?. Mas tanto quanto sei a viabilidade de um feto é um conceito puramente médico e como tal deve ser usado apenas com esse sentido...

hamlet disse...

a minha liberdade começa onde acaba a liberdade dos outros?!

Anónimo disse...

Se podesse votava SIM.

Pelo SIM...pq os abortos vão continuar a ser feitos, nem que seja em condições desumanas, e se assim é, que sejam dadas condições às mulheres!

Pelo SIM...pq nenhum de nós pode julgar, nenhuma mulher, por este tipo de actos, ao ponto de as mandar para a prisão.

Muito importante é não nos esquecermos do acompanhamento que tem de ser dado a todas as mulheres, que pretenderem realizar uma interrupção da gravidez, de forma a que essa decisão seja tomada de forma consciente.

Por fim, lamento algumas das declarações proferidas, por certas figuras da sociedade, que apoiam o NÃO! Há comparações desnecessárias...

A cima de tudo VOTEM!!

Boa emissão

Psicologo da Saude disse...

Ainda não me decidi como votar mas sim...irei votar. Contudo...teho duas perguntas, passará pela cabeça de alguém que uma mulher, chegada a um hospital para abortar, o fará sem qualquer aconselhamento médico, sem quaisqueres "requesitos", sim, nada consta na pergunta mas...sejamos honestos.
Há outra....isto pelos defenssores "acérrimos" do sim, terá um feto, ainda que apresente deficiencias, ou um fecto, que surge de uma violação....será este feto culpado que algo? amigos do sim, quero vervos lutar contra a pilula do dia seguinte...uma vez que esta também....interrompe a gravidez ja depois da fecudação....sejamos honestos amigos

Anónimo disse...

Legalizar as velocidades ate 300 km/h porque sempre se ira infringir o limite de velocidade.

Que tal legalizar a circuncisão feminina (que existe em algumas comunidades imigrantes), para que as meninas de oito anos possam ter o seu clítoris amputado em condições clínicas?!

Legalizar a pena de morte para conjugues promíscuos para que possam morrer sem dor, em vez de morrer sobre os punhos do traído.

Porque uma lei não é respeitada, deve-se legalizar???

Anónimo disse...

alguem me pode responder pf......qual a diferença entre a pilula abortiva...plenamente legalizade, de venda nas farmácias...que muito lucro dá ás empresas farmaceuticas....e a uma interrupção da gravidez há 1º semana....sendo que neste caso feito em condições que so podemos imaginar e com os riscos adjacentes....agora, ao 1º dia é feto???so é so 3ª? ou ao 4º? decidam-se.

Anónimo disse...

Sou mãe, Voto SIM! Deixem de moralismos...

Pedro Santos disse...

só gostava que dessem os medicamentos ás 2 intervenientes...
que daqui a pouco parece a feira de carcavelos...
para eu entender pelo mesmo qq coisinha...

Pedro Santos disse...

só gostava que dessem os medicamentos a essas duas pessoas que estão a falar...
isto parece a feira ed carcavelos.
ALVIM IMpÕEM RESPEITOOOOOOO

Anónimo disse...

A Srª Maria José Nogueira Pinto, numa conferência há algumas semanas dizia algo que demostra a falta de argumentos dos apoiantes do não, e que apreciaria um comentário das 2 convidadas..
" A partir do momento em que a IVG for aprovada, as mulheres que se candidatam a um emprego vão sentir alguma pressão por parte dos futuros patrões já que podem abortar e assim evitar faltar ao emprego."
Isto é um argumento honesto?

Anónimo disse...

SIM!!
...
Será que vale mesmo a pena trazer ao Mundo uma criança em casos que os pais não vão conseguir dar à criança uma vida com os mínimos de dignidade? Trazer ao Mundo uma criança que vai andar nas ruas como ladrão ou toxicodependente, acabando num hospital ou numa cadeia?
Será que esta criança que vai crescer não vai fazer com que saia do bolso do contribuinte mais dinheiro a longo prazo do que para fazer um aborto...

Anónimo disse...

ola
gostaria de dizer q desta discussao nao se vai dar à luz pois se foi decretado o referendo foi pq os politicos nao souberam decidir e entregaram a decisao ao povo, mas agora ja sabem tomar partido na campanha. por outro lado se nao existe certeza cientifica nem medica vamos decidir pessoalmente. na duvida opto por defender a vida.
sobre a pergunta axo q defender a despenalizaçao e o mesmo q defender o crime , seja ele qual for.
jorge mendonça
faro

Anónimo disse...

Em Portugal, cerca de um milhão de pessoas nunca foram à escola. Não conhecem as letras ou os números, não são capazes de preencher os impressos dos seus impostos ou fazer aquilo que, para muitos, é um gesto básico escrever o seu nome.
Sendo assim não estará este boletim de voto esquecendo essas pessoas???
Deixo esta questão no ar

hamlet disse...

Porque uma lei não é respeitada, deve-se legalizar???

bem visto
....
pois as pessoas... nao estao mesmo nada informadas...

Anónimo disse...

Vinha a ouvir o vosso programa, como faço todos os dias, e ao ouvir a Raquel ler a 2ª mensagem que foi enviada para o vosso blog, aquela em que alguém dizia "se não querem filhos não os façam, tomem percauções", eu respondo: e quando se tomam todas as precauções e mesmo assim as coisas correm mal? Se o preservativo rebenta? E se a rapariga tem apenas 15 anos? Digo isso porque já me aconteceu. Felizmente não precisei de fazer um aborto mas se precisasse,não hesitaria em fazê-lo, tal como não hesitei em tomar a decisão de o fazer.
Com 15 anos eu não seria uma boa mãe, e lembro-me que na altura achei injusto termos tido todos os cuidados e ter-nos acontecido tal imprevisto.
Tal como já disse, não precisei de o fazer, mas se o tivesse feito, provavelmente seria incluída no grupo de mulheres que cometeu um crime e talvez fosse julgada. Acham justo sentar no banco dos réus uma rapariga com 15 anos que engravidou porque usou um preservativo que rebentou? Eu não.

Anónimo disse...

BOM, a mim parece.me que ainda vai haver "molho"... essas duas...

Isto é muito simples, não é ser a favor do ABORTO, NINGUEM É, CERTO?!

A questão é despenalizar que uma "criança" de 12 Anos ter um filho, de uma jovem de 16 anos não arruine toda a sua vida por um problema que pode acontecer a QUALQUER UM!!! (Qualquer uma).

NINGUEM está à espera de Listas interminaveis de espera para fazer as raspagens, a kestão aki é a saude POS, raspagem de uma intervenção num "TALHO" um sitio sem as condições adeKuadas, GERET?

SIM, como eu escrevo diverssas vezes aqui no trabalho... "A TERMO EXCEPCIONAL, AUTORIZA-SE..." não é PROPRIAMENTE um... Phá bora ao café? hi pha, não vai dar, vou com a minha mãe ao pão e depois vou abortar uma beca, mas fica p´rá manhã!

ABRAÇO MUSCULADO,
TITANIC.

Anónimo disse...

Fala-se tanto em dinheiro... Não me importo de saber que o dinheiro dos meus impostos vai para ajudar alguém a ter condições para fazer o quer que seja, principalmente no que toca a questões de saúde!!!
Não será a despenalização uma forma de fazer com que, quem sabe daqui a uns tempos, já hajam condições para que nenhuma mulher tenha que fazer um aborto?!!!

Anónimo disse...

ola
gostaria de dizer q desta discussao nao se vai dar à luz pois se foi decretado o referendo foi pq os politicos nao souberam decidir e entregaram a decisao ao povo, mas agora ja sabem tomar partido na campanha. por outro lado se nao existe certeza cientifica nem medica vamos decidir pessoalmente. na duvida opto por defender a vida.
sobre a pergunta axo q defender a despenalizaçao e o mesmo q defender o crime , seja ele qual for.
jorge mendonça
faro

Anónimo disse...

Votar SIM não interfere na vida dos moralistas do NÃO! É engraçado que nunca ouvi alguém do NÃO a afirmar que quem faz aborto deve ser presa! Então pq votam NÃO à despenalização?!
quem me dera que a mãe de Hitler tivesse abortado!

Anónimo disse...

Eu vou votar NÃO!

Acima de tudo, sou pela Vida!
Já alguem perguntou a um embrião ou a um feto se não quer nascer?
Se vosses dizem que auelas 'pasta' no útero da mãe não é vida, deixem-na lá ficar e vejam o que acontece.

Defender o aborto porque a mulher pode ter sido violada, porque o embrião pode ter mal-formaçóes ou porque a mãe corre risco de vida não é razão porque isso já está previsto na lei.

Porquê permitir o aborto só até às 10 semanas?
Porque não antes ou depois?
Se a razão do aborto for a falta de recursos para os pais sustentarem os filhos, então vamos criar uma lei que possibilite matar os menores de 18 se os seus pais não os puderem sustentar ou se ficarem incapacitados.

Por outro lado, a questão a referendar não está bem formulada.
Todos sabemos que o verdadeiro resultado não é a despenalização da mulher mas sim a liberalização do aborto porque este vai passar a ser permitido.
Já agora, se a mulher fizer um aborto à 11ªsemana já vai preza?

Desengane-se quem acredita que a realização do aborto nos hospitais vai acabar com os abortos clandestinos.
A maioria dos abortos legais serão caros e efectuados em clínicas privadas. Quem não tem dinheiro, vai ao sítio do costume.. Também vão continuar a haver inúmeros abortos após a 10ª semana.

Em termos de saúde pública, há ainda outro flagelo a temer: as IST's.
Quer queiramos quer não, o maior factor que leva os jovens a protegerem-se nas relações sexuais é o risco de gravidez indesejada. Se já há quem tome a pílula-do-dia-seguinte como aspirinas..

Mais, dizer que por muitas precauções que um casal tenha há sempre o risco de gravidez não desejada é estúpido!
Se estivermos a falar de um casal, de certeza que estamos a falar de 2pessoas adultas, com relacionamento estável e responsável.
Mesmo que haja gravidez não voluntária, de certeza que não vai ser um filho indesejado. Quantos de nós não fomos criados quando os nossos pais menos esperavam?

Quanto aqueles acasalamentos de uma noite.. Wake up and smell da cofee! A vida não é uma brincadeira. Os nossos actos têm consequências.

'Há e tal, a mãe tem 14anos, o pai é um gandulo e não quer saber..'
Onde está a educção sexual?
Onde estão as instituições de apoio às mães jovens?
Onde está a agilização dos processos de adopção?
Desde o último referendo que não foi criada nenhuma medida decente de apoio à natalidade!
No século XXI, em vez de se responder aos problemas com a Vida, fugimos deles com a Morte!

Dizer 'Eu voto sim porque eu não sou ninuém para impor a minha opinião, cada um sabe de si e o corpo é da mulher' é no mínimo, hipócrita, demagógico e estúpido!
Quem decide se a criança pode ou não nascer?
Se um vizinho vosso às 3h da madrugada se puser a ouvir heavy metal aos berros, vocês aguentam porque, enfim, 'ele está no direito dele'.
Vamos passar a viver na República das Bananas onde cada um faz o que lhe apetecer? Deve ser melhor acabar com as leis.

Por último, já houve referendo em 84, 98 e agora 2007. É óbvio que vamos ter referendos até o sim ganhar.
Imaginemos que o sim ganha, quando é que volta a haver referendo para dar oportunidade ao Não?
Também deve ter as mesmas oportunidades..

Anónimo disse...

eu conheci há muitos anos, na faculdade, uma miuda que morreu porque pensando que estava grávida, tentou (ou tentaram nela)interromper uma gravidez a presumida. sabem para que servia o sistema nacional de saúde se ela a ele pudesse ter recorrido sem se sentir criminalizada?

quanto aos custos pagamos casas pias e outras similares cujos riscos sabemos quais são.
pagamos tratamentos de cancros de fumadores que sabiam os riscos que corrriam. pagamos os riscos dos sedentários que nunca se preocuparam em corrigir os maus hábitos. pagamos os custos dos bêbados das estradas.
então e os custos da geração que nasce e provavelmente levará o problema até uma ouduas gerações depois.

Carlos Correia disse...

desculpa lá ó Amlet, mas não é por tu desistires ou adiares os teus sonhos que os outros têm que fazer o mesmo.
E não quero que a lei mude por não ser respeitada, é por causar mortes, falta de condições e impossibilidade de no futuro se ter filhos que esses sim são desejados, tu é que não estás mesmo informada.

Anónimo disse...

FÓRMULA DA INTERRUPÇÃO

NÃO = TUDO IGUAL
SIM = TUDO IGUAL + 1 HIPOTESE

LOGO

SIM = TODAS AS HIPOTESES

Anónimo disse...

prá estreia no blog da Prova, só duas questõezitas...

1) Paradoxo: não despenalizar pq a lei é precisa pra evitar a desgraça. mas com a lei... o que temos nós actualmente??

2) O meu ferimento no joelho sangra porque eu caio frequentemente. Tenho um penso rápido mesmo à mão. Aplico-o para estancar a perda de sangue ou não o faço porque o que devia ser feito era criar condições para que eu não caísse com frequência?

Estes argumentos do "não", não sei não... :)

Anónimo disse...

Entao e as vitimas de violação ja podem abortar? Essas ja nao sao assassinas?

Anónimo disse...

então pensam que se as portuguesas vão fazer lista de espera para abortar à porta da urgencia, como se fosse a fila do cinema?

Carlos Correia disse...

O SIM não afecta os do NÃO, mas o NÃO afecta os do sim.

Anónimo disse...

Expliquem-me uma coisa... em que é que o sim ganhar impede de se dar o tal apoio as mulheres para que possam ter os seus filhos e nao façam aborto???
A pergunta é tao simples... comcorda com a despenalizacao. A perguunta nao é concorda com o aborto... dah
E... os senhores do nao inventam com cada uma...Que passa o estado a pagar os abortos??? dah. Nao necessariamente. Passam a existir clínicas privadas né?
E quem sao vocês os senhores do nao, para decidirem o que eu faço com a minha vida??? Ums moralistas!!!
Quanto à questao de levar a gravidez até ao fim e dar o filho para adopcao é simplesmente ridicula... nao vou estar com um filho 9 meses no ventre para depois o dar como quem da um brinquedo novo a uma família... dah. Há por aí muitos orfãos por adoptar.
O sim, dá-me o direito à escolha. EU ESCOLHO. Nao sao os senhores que decidem por mim.
E... dah... um feto com 10 semanas nao é muito mais que um conjunto de células com com 4 cm e 8 gramas de peso... E isso é um ser humano???? poupem-me... ainda nao é.

Miguel disse...

Porque falaram em ramos de salsa:

http://murcon.blogspot.com/
2007/01/dois_29.html

Anónimo disse...

Pffff e digo mais.... esta discussão mal cheirosa dá-se porque alguem nao teve tomates para decidir sozinho... este assunto nao deveria ser referendado mas decidido pelo governo, afinal de contas querem a maioria para que?

podem contar com a minha cruz no SIM!!

Anónimo disse...

Para a pessoa que escreveu Eu Não! E Tu? said... aconselho a ver um dicionário de português antes de começar a escrever presa n se escreve com z,e vocês e kom c e n com 2 ss pf!
E voto sim!

Anónimo disse...

Epah, desculpem la, sou fa da prova oral..mas c estas discussoes ate fico a bater mal, as pessoas a favor do nao sao retrogados ou tapadinhos?que argumentos mais idiotas que eu ouvi ontem a favor do nao, poupem-me, cambada de frouxos..

Anónimo disse...

sugiro k olhem para um aborto com 10 semanas....

http://www.headscarf.net/10WK_01.jpg

Anónimo disse...

Gosto bastante de ouvir a prova oral, seja em temas mais banais ou em temas mais essenciais.Mas de facto, ontem e na segunda achei simplesmente um caos!Trata-se de um tema demasiado importante para se tornar numa peixeirada. Talvez as convidadas não fossem as melhores visto que se sairam com frases do estilo "ah querida pare com isso, que isso é chato e triste".Penso que essas senhoras "queridas" falam melhor de roupinhas ou de sapatos. Mostraram não saber CONVERSAR sobre um tema que apesar de melindroso para a maior parte das pessoas, deve ser debatido com calma, porque como é obvio ninguem é a favor da morte! Alvim, para a próxima escolhe melhor os convidados,sim? O problema é que a maior parte dos debates sobre temas realmente essenciais sao sempre debatidos de forma desordeira e ridicula no nosso país.Penso que estas pessoas têm como único objectivo não chegar a uma conclusão e mostrar ideias mas sim ganhar O DEBATE! "Eu falei melhor, eu gritei mais, eu interrompi mais, eu é que sou..." E se as convidadas lerem este post:Deixem-se de "queridas" e "coisas chatas" e "ai mas isso é triste minha querida, cale-se lá, sei lá"!Ou então fiquem em casa a debater com os amigose com a familia, não exponham assim a vossa falta de civismo!
Parabens pelo programa Alvim! Gosto muito!:)

Anónimo disse...

Esta questão é bem simples:

Sim = pela liberdade de escolha e de vida da mulher (e do homem responsável); pela saúde da mulher; diminuição dos abortos clandestinos.

Não = mata-se o futuro de uma vida, a mãe escolhe pelo filho que este não vai viver; apoio à continuação dos abortos clandestinos; Pelo "não" são os que apoiam que deveria continuar a perseguição policial e humilhação social em relação à mulher.

Não é simples?

Viver não é apenas respirar e ter um coração que bate! Qualquer homem pode fazer filhos, mas criá-los não é tão fácil. É bom que se tenha a vontade e capacidade para o fazer!

Que quem venha, venha desejado e para ser amado, e que tenha direito à "vida" em boas condições sociais, monetárias, etc.

Pela liberdade e saúde de quem está vivo, claro!O mundo não é feito de escolhas fáceis, mas há que escolher e ter direito de escolher!

Abaixo a ditadura das maiorias: quem está contra, não faça!

Ivo Carvalho (ivocarcow@hotmail.com)

Anónimo disse...

Um dos argumentos do movimento pelo sim é a liberdade de escolha da mulher, até o movimento pelo sim admite que até às 10 semanas, o que se encontra no ventre da mulher é uma pessoa, apesar de estar ainda em desenvolvimento, qualquer mão o dirá, com 15 dias, o feto já o filho dela..é contraditório o movimento pelo sim apelar à liberdade da mulher quando se esquecem completamente da liberdade da criança, ja que a mãe, que quer abortar, não o respeita, a sociedade terá de o fazer e encontrar soluções não tão facilitista com o aborto. Perguntem a qualquer ser humano, se gostaria de ter sido abortado, mesmo que a mãe tivesse tido dificuldades de ordem social, financeiro ou outra qualquer..acho que não..se desse para perguntar a um feto abortado se gostaria de ter sido "alguem", acho que responderia que sim...

Anónimo disse...

Vê-se cada comentário...em relação à questão se seríamos capazes de denunciar alguem conhecido por ter feito um aborto..se isso é questão relevante para a discussão, é melhor estar calado, mesmo que tivesse roubado..traficado droga..seriam capazes de denunciar? essa questão não tem nada a ver com o aborto...

Anónimo disse...

Já vou tarde no meu comentário, eu sei...Mas olha, faço na mesma.

Sou pelo Não. Porém não vou argumentar o porquê desta minha convição, mas antes colocar uma pequena questão:

Porque razão, fazendo eu parte desse numero crescente dos casais inferteis, tenho que me debater com filas de espera intermináveis (anos e anos) porque não existem os meios necessários nos hospitais publicos. Porque razão tenho eu que gastar milhares de contos ( se a memoria não me falha entre os 5 tratamentos que fiz mais a medicaçãojá lá vão mais de 6000 contos)para resolver um problema que nasceu comigo? Agora para fazer um aborto já se arrajam os meios, o dinheiro e sei lá mais o quê....

Podem dizer que são dois problemas distintos, que me estou a afastar da questão essencial, etc...

A forma como eu vejo as coisas é dois pratos de uma balança, em que de um lado não se arranja dinheiro para criar uma nova vida e do outro arranja-se o necessário para eliminar a que já existe.

Fiquem bem!

Anónimo disse...

Já vou tarde no meu comentário, eu sei...Mas olha, faço na mesma.

Sou pelo Não. Porém não vou argumentar o porquê desta minha convição, mas antes colocar uma pequena questão:

Porque razão, fazendo eu parte desse numero crescente dos casais inferteis, tenho que me debater com filas de espera intermináveis (anos e anos) porque não existem os meios necessários nos hospitais publicos. Porque razão tenho eu que gastar milhares de contos ( se a memoria não me falha entre os 5 tratamentos que fiz mais a medicaçãojá lá vão mais de 6000 contos)para resolver um problema que nasceu comigo? Agora para fazer um aborto já se arrajam os meios, o dinheiro e sei lá mais o quê....

Podem dizer que são dois problemas distintos, que me estou a afastar da questão essencial, etc...

A forma como eu vejo as coisas é dois pratos de uma balança, em que de um lado não se arranja dinheiro para criar uma nova vida e do outro arranja-se o necessário para eliminar a que já existe.

Fiquem bem!

alcides disse...

Parabéns Alvim Sou do Algarve tenho 29 anos sou massagista pelo teu programa e sou a favor do sim! Estou é triste pelos factos que pelo não como o sim estarem com ideias que não são validas e sabem que eu estou a falar existe varias opiniões como a minha porque acho que a lei deve mudar!
Se vier alguma vez ao Algarve diga algo gosto muito do teu programa como toda a antena 3
Felicidades para todos.
O meu email é: alcides.ricardo@gmail.com

Anónimo disse...

Venceu o SIM no referendo sobre a IVG. Ao menos, neste assunto, venceu em Portugal o conhecimento, a inteligência e o bom-senso sobre a ignorância, a estupidez e, sobretudo e pior que tudo, a hipocrisia! Já bastava Portugal ser um país atrasado em tudo... Acabou o negócio das parteiras ilegais, e oxalá acabem também os nascimentos sem condições básicas.

Viva as mulheres! Viva a vida!

O SIM é a favor da vida. O SIM é a favor da vida com dignidade e com qualidade