segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

PELO SIM, PELO NÃO - 1ª EMISSÃO

Começa hoje na Prova Oral uma série de quatro emissões dedicadas ao tema do momento, o Aborto. Em cada uma delas importa perceber o que defende cada uma das partes e discutir de forma racional o que está em jogo no referendo que se avizinha.

A este propósito criámos este blog apenas para as 4 emissões sobre o tema; e, é nele que devem deixar as vossas opiniões.


Na primeira emissão, teremos duas convidadas: Marta Crawford que irá representar o "Sim" e António Pinheiro Torres que irá representar o "Não".

Façam-se perguntas, revelem as vossas opiniões mas não deixem de participar na discussão de um assunto a que ninguém pode ficar indiferente.

Dia 11 de Fevereiro, a resposta tem que ser dada por cada um de nós. É importante que todos votem.

Hoje com Fernando Alvim e Raquel Bulha (Viva! Viva! que está de volta para este ciclo de emissões). Razões de sobre para se juntarem a nós.


Fernando Alvim

153 comentários:

Jorge M. disse...

Aproveito para saudar a vossa iniciativa. Este pode ser mesmo um espaço de eleição onde os jovens se podem juntar e discutir sobre este problema nacional. Infelizmente ainda não tenho idade para votar, mas vou estar atento a todas as vossas emissões.

Não queria deixar já a minha opinião. Os recenseados primeiro...;)

VOTA!!!

Anónimo disse...

O aborto não vai a referendo, é a interrupção voluntária da gravidez!

Unknown disse...

A perguntinha é «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?».

São feitas quatro perguntas nesta pergunta: 1. Se concorda com a DESPENALIZAÇÃO do aborto; 2. Se ele deve ser feito por opção da mulher; 3. Se a despenalização deve ser até às 10 semanas 4. Se deve acontecer em estabelecimento de saúde legalmente autorizado.
As respostas poderão ter vários sentidos e isso determinará cada voto.
Vamos lá ver o que NÃO está na pergunta acima: 5. Quando começa a vida humana? 6. Qual a sua posição sobre o aborto? 7. A mulher é dona do seu corpo? 8. Concorda com este referendo?
Eu já respondi a todas interiormente e vou votar SIM À despenalização do aborto. Porque o sim dá lugar para quem não o queira fazer, mas o NÂO não dá lugar a quem necessite de recorrer a esta difícil decisão. Porque posso ser a favor do SIM, dando liberdade aos outros, mesmo sendo contra o aborto como opção pessoal.
É uma questão de tolerância para com a liberdade alheia.

Anónimo disse...

Sou a favor da liberalização total mas...
Quanto ao referendo não vou votar porque ainda não há o projecto de lei que vamos aprovar (só é feito depois) e a isso posso ainda (quase de certeza) juntar a qualidade da campanha.
Quanto á despenalização é engraçado, o aborto será crime, mas sem pena, ou seja será uma coisa esquesita ou não será?, Será legalmente o aborto... talvez um aborto?
Quem vai votar tem de decidir quando é que o feto deixa de ser um parasita da mãe e passa a ser um ser Humano e se deverá esse novo ser humano ser um assunto da sociedade ou exclusivo da mãe.

Anónimo disse...

deixemos de hipocrisias...vejamos a realidade tal como ela é..penso q o sim é a melhor opção para a realidade em que vivemos..pois não é justo julgarmos quem o faz, quando não julgamos quem não assume a falta de responsabilidades de quem faz um filho...uma mulher aue faz um aborto, tem que viver com isso para a vida toda,penso que nunca mais se esquece...peço aos apoianteas do não que não se ponham com moralismos baratos em cartazes muitíssimo agressivos,julgando as mulheres como assassinas...porque não fazem isso com a burocracia para adoptar crianças,não é muito pior ver crianças a sofrer?

Anónimo disse...

Acho que deveria haver um numero maximo de abortos por mulher (podem pensar que não há quem faça mais de que um ou dois mas se soubessem o que eu sei)!

Anónimo disse...

Parabéns pelo tema.
Não é fácil a qualquer mulher decidier sobre o aborto. Que se desengane, quem pensa que sim.
Sou a favor da despenalização, e a favor do aborto feito nas devidas condições de higiene e segurança, contudo, não sou a favor que o mesmo se faça, só porque apeteceu. Explico,vou ter relações, não me vou previnir, porque se der para o torto tenho como resolver. ISTO NUNCA!, mas vai haver pra aí coisas destas de certeza absoluta.

Gostava que antes que a Lei entrasse em vigor, espero que o Sim ganhe, deviamos ser sensibilizados, educados, e assistidos tanto social como económicamente, para que houvesse o menor nrº de abortos legais no nosso país. Não se esqueçam VOTEM é importante.
Béu

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

o IMPORTANTE É VOTAR E LUTAR PELA CAUSA QUE ACREDITAMOS! A verdade é que muitas vezes por comodismo ganham as causas que não são a escolha da maioria.
manifestem-se também no nosso blog! Nunca é demais!

poveirinha disse...

Eu digo não ao aborto.... e digo pk a minha mae optou por mim no momento da sua gravidez,onde a vida dela ou a minha tava em risco, e mesmo assim disse sim a minha vida. Hoje 22 anos depois tamos ca as duas, o que os médicos consideram um autentico milagre, mas tamos. Apesar da vida dificel que ela e o meu pai levaram, hoje são felizes com a decisão que tomaram. E se a minha mae tivesse abortado? não teria a minha vida sido desperdiçada em vão? Quantas mãe o fazem mesmo por motivos insignificantes, e digo isto pk conheço uma certa pessoa que abortou pk simplesmente não keria engordar e perder a sua boa forma. É irreal. Cada caso é um caso, e cada um deve ser analisado com a melhor forma. Concordo que em alguns casos se tolere essa opção, para além daqueles que já são aceites pela lei, mas como digo cada caso é um caso.

Outra questão é o papel do pai. Tendo a mulher o direito a abortar, como fica a situação de um pai que desja aquela criança? deverá ela morrer mesmo que o pai a deseja?

Eduardo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Silva disse...

Eu voto Sim, e concordo completamente com a Cidália e com a sua crónica deste sábado.

http://bp1.blogger.com/
_Zea1F0FFr64/Rb0aUvYE_YI/AAAAAAAAAC4/
MHauExbErg8/s1600-h/DSCF0020a.JPG

Anónimo disse...

Boas Alvim & Bulhaaaaaaaaa
Isso do aborto é extremamente prejudicial (que é como quem diz fatela), para os valores de uma sociedade. Não é só uma questão de ética.

Compreendo que em países do terceiro mundo, onde a pobreza, a falta de informação e a ausência de métodos contraceptivos obriguem a que as mulheres engravidem involuntariamente e consequentemente com isso agravem a sua situação de pobreza, saúde aumentando as taxas de mortalidade infantil. É claro que concordo naquelas excepções previstas na lei: se um mulher é violada, se o feto/mãe têm probabilidades de morrer durante o parto. Mas, voces já viram alguma vez o feto extraído do corpo de uma muher que aborta? Que culpa tem o bebé de que a mãe já não o queira, que o queira realmente morto? (meus amigos a pena de morte, em portugal, já foi há muito tempo abolida). Lá porque ela era uma mulher descuidada no acto sexual (não se lembrou de prevenir) temos de sacrificar uma vida humana?

Eu conheço um caso de uma senhora, cujo filho têm malformações nas mãos já verificáveis no período de gestação, dizia essa mesma senhora que muito provavelmente teria abortado, caso tivesse essa opção. Mas, apesar dessas malformações, hoje, é um miúdo como outro qualquer, faz tudo!
Deixo aqui uma outra pergunta: antes do nascimento o que somos nós? nada? a partir de que momento passamos a existir, isto é, se é só após o parto ou já antes?

bom programa

eldourad76 disse...

ola boa tarde, acho muito bem que haja uma despenalização do aborto, visto termos que preparar um bom futuro para as gerações vindouras, so é pena que nao tenha sido despenalizado antes, hoje andamos a pagar isso, é so olhar para os abortos andantes que sao os nossos governantes. agora a falar a sério, acho que o aborto sempre existirá, o k se vai votar ou melhor referendar é o fim das condições precarias com se faz actualmente, e esses que querem que portugal se possa parecer com um pais desenvolvido deve defender este desenvolvimento, o desenvolvimento de mentalidades.
bem hajam
abraços e beijinhos
eduardo de beja

Anónimo disse...

Boa noite Fernando, Raquel e convidadas…

Primeiro que tudo eu acho que a pergunta do referendo está mal feita. A sensação que me dá quando vejo os noticiários, leio os jornais é que as pessoas andam um pouco “confusas”. Não está em jogo ser a favor ou não do aborto. Ninguém no seu juízo normal é favor do aborto. Mas a verdade é que ele sempre existiu e sempre vai existir, é uma realidade…o que está em jogo é se a mulher deve ou não ser penalizada. Não vai ser pelo NÃO ganhar que os abortos vão acabar…

A mulher tem que ter poder de decisão. Se optar por fazer um aborto não deve ser castigada por isso. Porquê ter que ir para Espanha ou dirigir-se a uma clínica ilegal, às vezes sem condições de higiene? Pôr a sua vida em risco...em alguns casos, até morrer… Que país é este que não dá condições? Repito o que disse: o aborto é uma realidade. Se existe porquê não pelo menos melhorar as coisas….

Beijinho para ti Alvim e para a saudosa Raquel …

Anónimo disse...

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez?
Sim, na prática já o acontece. É apenas uma forma de legalizar o que já acontece.

...se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas?
Idem

...em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Sim desde que seja a nivel privado.
NUNCA EM TEMPO ALGUM, que se desperdice tempo e dinheiro no sistema nacional de saude. Caso contrário passa a ser mais um mero metodo contraceptivo com custo semelhantes aos da pilula ou preservativos.

Abraço.

joaosete disse...

Saudações a todos,

antes do tema, parabéns pela "prova".
Faz falta um programa assim, com pessoas do outro lado, a falar, a expressarem-se, a darem espaço a todos. Força nessa "oralidade" (já agora, magníficos genéricos de entrada!)

Ao tema...sim ou não?

Vou tentar ser breve...

1º Este referendo...é uma treta! É uma jogada política que nada tem haver com o aborto. Porquê? Vamos ver no fim, ganhe quem ganhar, as "ilacções" políticas que se vão tirar, as bandeiras a desfilar vitoriosas...Vamos ver!

2º Que vai mesmo acontecer depois do referendo, depois dos milhares de euros gastos em campanhas? Muda-se a lei, mantém-se, apoioam-se as mulheres para não fazerem abortos clandestinos..adopção...direito à Vida...e depois do referendo? Silêncio?

3º Sou de opinião que devemos ter a liberdade de escolha. Uma escolha que deve ser ponderada e tomada em consciência (em tudo). Por isso, serei sempre pelo SIM, apesar de ser contra o aborto. A luta pela Vida continua sempre, nas ruas, nos hospitais, etc. Caso o Sim vença, espero que façam as coisas com cabeça, espero que decidam avançar a sério com a Educação Sexual, com planeamento familiar, espero que combatam realmente o aborto clandestino, e apoiem as mulheres que o decidam fazer...em consciência.

Este referendo...é uma treta, mas vou lá deixar o meu voto, é a minha obrigação, só esperero não ver bandeiras no fim...

Observadora1 disse...

Já nem se pode ouvir falar nisto e só agora é que vai abrir a época oficial da caça ao voto...

Não se aceitam hipocrisias. Para isso já basta os adeptos do SIM que ainda vão ganhar isto - baralham o povinho confundindo despenalização com apoio ao aborto e o povo está quase a embarcar… já vi melhores dias para o Não…

Pessoal, vamos a votar, se bem que se os nossos governantes não tivessem aquele peso em cima dos ombros da instituição igreja, tinham aprovado esta lei como outra qualquer logo no parlamento, aproveitando a maioria, mas não...
faltou-lhes "tê-los no sítio!", enfim...

Tá na hora !!!

Paula Alves Ferrão
Parede

Anónimo disse...

Eu irei votar pelo sim!! acho que não se pode continuar a ignorar os inumeros casos de mulheres que se vêm forçadas a colocar a sau vida nas mãos de alguns carniceiros...sim porque a maioria desses locais deve ser mais parecidos com um talho do que com uma clinica. Apesar de se estar a falar de uma vida humana, acho que este argumento já esta gasto de tantas vezes que foi usado, e eu pergunto será que é justo que alguns crianças venham ao mundo para viver em condiçoes de miséria extrema, sem um lar condigno, sem o amor e carinho de uma familia, os casos estão á vista!! por muito que se possa estar a falar de uma vida, ela esta constantemente dependente de terceiros...não é autonoma!! Voto pelo sim, voto pela dignidade e respeito que todas as mulheres merecem!! A despenalização do aborto não é concerteza a descoberta da polvora, falta e mais sensabilização para temas como o planeamento familiar!! è urgente educar populações!!

Miguel disse...

Cesário, talvez te interesse ver esta notícia:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=260146

Apesar de já ter uma opinião formada em relação a este tema, tenho algumas dúvidas quanto à redacção da actual lei (e da futura, caso o "sim" ganhe no referendo, uma vez que o ponto que vou referir não mudará).

A Lei n.º 90/97 de 30 de Julho, que altera os prazos de exclusão da ilicitude nos casos de interrupção voluntária da gravidez, reescreve o Artigo 142.º, 1 c), da seguinte forma:

"Houver seguros motivos para prever que o nascituro virá a sofrer, de forma incurável, de doença grave ou malformação congénita, e for realizada nas primeiras 24 semanas de gravidez, comprovadas ecograficamente ou por outro meio adequado de acordo com as leges artis, excepcionando-se as situações de fetos inviáveis, caso em que a interrupção poderá ser praticada a todo o tempo." (cf. http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/portugal/legislacao/vidaintegridadefisica/90-97.pdf)

Agora a minha dúvida: se às 10 semanas um feto é inviável (e isto é um facto), qual a razão de ser do referendo se aparentemente já está prevista na lei a IVG, em qualquer altura, no caso do feto ser inviável? E tendo em conta que um feto é inviável até pelo menos à 20.ª semana, não há pontos na lei que já se encontram incluídos neste caso? Ou estarei a interpretar mal o conceito de "feto viável"?. Mas tanto quanto sei a viabilidade de um feto é um conceito puramente médico e como tal deve ser usado apenas com esse sentido...

Unknown disse...

Em primeiro lugar gostaria de elogiar a vossa iniciativa.Irei votar SIM pelas mulheres mais desfavorecidas. Tenho a certeza que decidir uma IVG não deve ser, de forma alguma, uma decisão fácil de tomar. Recuso-me a acreditar que haja mulheres que o façam como método anticoncepcional. Recuso-me igualmente a aceitar que se continue a permitir que essse acto seja feito na clandestinidade, sem condições, com humilhações ....
Posso ser ingénua ou irresponsável, para algumas pessoas, mas tenho perfeita consciência que que o meu voto servirá apenas para dar alguma dignidade à decisão de todas aquelas mulheres que eu não tenho o direito de julgar mal, quer moralmente, quer economicamente. De alguma forma gostaria de contribuir para deixassem de nascer tantas crianças indesejadas que mais tarde serão crianças inadaptadas, por subnutrição por falta de amor, enfim carentes de tudo o que é fundamental ao bom desenvolvimento físico e emocional do ser humano.

Phodorico disse...

O que fazer quando as listas de espera para o aborto ultrapassarem os 9 meses?

by: Runcolho

Anónimo disse...

Boa tarde:

Gostaria de perguntar aos presentes o seguinte:

-Imaginando que o Sim ganha...e imaginando que seriam Médicos ou Enfermeiros...como encaravam fazer um aborto a uma mulher???

Pedro - Braga

Pedro disse...

Muitas das mulheres que dizem votar NÃO são ressabiadas (sexualmente), ou seja, não admitem que outra mulher possa ter actividade sexual e que ela possa resultar - mesmo acidentalmente - em concepção artificialmente interrompida.

BadSeed disse...

Parabéns pela iniciativa!
Já comecei a ouvir e o sr. apoiante do NÃO cedo começou a dizer que a abstenção é uma opção perfeitamente viável. Compreende-se, tendo em conta que assim o NÃO sai reforçado.
A minha opinião em www.recortesdosilencio.blogspot.com - O Referendo da Revolta.

Anónimo disse...

Eu voto sim...
...porque ao contrário do que dizia aquele senhor no telejornal, a mulher não é nenhuma leviana por fazer um aborto pois não acredito que nenhuma mulher que tome uma decisão destas o faça de ânimo leve.


www.blogofftherecord.blogspot.com

Ana Emília disse...

Sou claramente a favor do sim á despenalização da interrupção voluntaria da gravidez. Afinal é isto que esta em causa, ao inves do que muitos querem fazer crer. Apelo a todas as pessoas a votarem, a nao se demitirem da responsabilidade de contribuirem para uma sociedade mais justa e a acabar com a hipocrisia em torno da interrupção voluntaria da gravidez, porque seja qual for o resultado continuara a existir, a colocar em perigo a vida de mulheres mais carenciadas que tomem esta decisão enquanto outras recorrem a clinicas no estrangeiro!

Nádia disse...

Eu voto sim...
...porque ao contrário do que dizia aquele senhor no telejornal, a mulher não é nenhuma leviana por fazer um aborto pois não acredito que nenhuma mulher que tome uma decisão destas o faça de ânimo leve.


www.blogofftherecord.blogspot.com

Anónimo disse...

Penso que o simples facto de se definir uma faixa no tempo, neste caso 10 semanas torna completamente surreal este referendo. E digo isto porque jamais alguém poderá calcular o início da vida humana, ou de qualquer animal. Não é simplesmente possível. A única coisa a partir daqui é simplesmente a altura da concepção. Estarmos a falar de 10 semanas, uma hora ou duas horas ou 9 meses é completamente rídiculo. Mais ainda é uma pergunta que jamais se poderá fazer. Não pretendo incriminar ou julgar alguém, pois não o quero nem me sinto com autoridade para tal. Agora por amor de Deus, não me peçam para ir votar numa situação destas.

Rui Gonçalves, Santarém, 33 anos

Nélson Oliveira disse...

Boa Tarde. Sou completamente a favor do sim. Espero sinceramente que o sim ganhe para nos tornar-mos um pais cada vez mais evoluido.

Algo que me irrita profundamente nos defensores do Não é a ideia que tentam subtransmitir que se o Sim ganha, "as mulheres como seres irracionais que são, vão desatar a abortar aí a torto e a direito, ninguém vai querer ter filhos e vai ser o caos!"

Isto é ridiculo!!

O que se quer é dar opções e condições legais para as mulheres fazerem o que acham correcto, com condições dignas, porque quem quiser fazer aborto faz na mesma, não é por ser ilegal que não o fazem!

Espero bem que este pais caminhe na direcção da evolução de mentalidades como na Holanda (eutanasia, aborto e consumo de drogas legalizado e com condições).

Nélson "Dimitri" - Lousada

Carlos Correia disse...

a votação vai ser renhida, por isso falo em metades, e se a metade do não ganhar vai abranger a população toda, ou seja ninguém pode abortar e continuam a haver mortes ou a ir a Espanha e há abortos na mesma, se ganhar a metade do sim só aborta quem quer, não vai obrigar ninguém a abortar, e não é por votar sim que se vai abortar.

Anónimo disse...

Não consigo a perceber o seguinte...estamos aqui a falar na decisão da mulher de querer ou não ter um filho!!!

Mas para não ter filhos, já não existe os métodos contraceptivos???

O dinheiro que o governo vai gastar por cada aborto que se faça nos hospitais, poderia investir em informação e distribuição de contraceptivos.

Paulo-Porto

Anónimo disse...

oioi!!

acho que sobre este tema se têm feito algumas confusões. como o que já foi dito algures, o que se está a refendar é se as mulheres que tomam iniciativa de interromper uma gravidez, seja ela indesejada de risco, ou nao, devem ou nao ser penalizadas. se somos contra ou a favor é outro assunto.
se me perguntarem: eras capaz de fazer um aborto? nao sei, nunca estive na situaçao de ter de decidir, só quem passa por ela é capaz de avaliar. se me perguntam achas que deve ser despenaçizado? sim, sem dúvida, que sim , porque, não é por ser crime que se vão deixar de fazer abortos; depois evita-se o sofrimento futuro de uma criança indesejada pelos pais(se é que podem ter esse título)e fico por aki porque os outros tb têm direito...

Anónimo disse...

Sim ou não, é sinónimo de liberdade e de "censura".

Votar não, é não dar liberdade de opção ao outros, é cortar a vontade e o desejo, é manipular de indirectamente a opção dos que nos rodeiam.

Votar sim, é votar a favor de quem não tem poder, de quem não pode decidir, de quem um dia estará a teclar no meu lugar. De quem não "pensa".

É uma questão e peras. Contudo vote sim, pela questão da liberdade, embora a liberdade possa tirar a liberdade de alguém.

José Manuel Sousa

Anónimo disse...

O convidado do não fala em direitos humanos... E ter uma criança contrariada e matá-la á porrada, cm vemos acontecer?! E ter uma criança e dá-la para adopção, que muitas não sao adoptadas e passam uma vida infeliz em lares onde muitas vezes nem bem tratados são?! Onde estao os direitos humanos nestes casos?! Direitos Humanos é direito á escolha!! Pelo sim ganhar não significa que as pessoas o têm k fazer... Podem é escolher. O ABORTO acontece e vai spr acontecer! Deixam as pessoas escolherem!! Só isso!!!

Ana Sousa disse...

A quem pergunta, cmo encararias os médicos e enfermeiros o facto de terem de fazer um aborto, eu respondo: São os nossos médicos e enfermeiros que os fazem nas clinicas privadas, recebendo quantias exorbitantes e não sendo responsabilizados por qq erro que ocorra.

O aborto ocorre, quer se queira quer não. Vamos é permitir ás mulheres que optam por fazê-lo, que o façam em segurança, com apoio físico e psicológico devidos e adequados á situação, que não é nada fácil.

Votem SIM!!!

Anónimo disse...

Sim ou não, é sinónimo de liberdade e de "censura".

Votar não, é não dar liberdade de opção ao outros, é cortar a vontade e o desejo, é manipular de indirectamente a opção dos que nos rodeiam.

Votar sim, é votar a favor de quem não tem poder, de quem não pode decidir, de quem um dia estará a teclar no meu lugar. De quem não "pensa".

É uma questão e peras. Contudo, voto sim, por uma questão de liberdade, embora esta liberdade possa tirar a liberdade de alguém.

José Manuel Sousa

Mega Smile disse...

Pelo sim, pelo não…. Sou a favor do aborto… pois existem pessoas como o Alvim!!
Pelo sim, pelo não…. Não sou a favor do aborto….. pois existem pessoas como o Alvim!!!  

É um assunto sem sombra de duvida, bastante complicado….
Há quem queira ter bebés e não consegue…. Outros têm a hipótese e jogom-na fora….
Quando alguém nasce para sofrer, por motivos de saúde já detectados na gravides, ou porque a família do bebé não tem possibilidades de o criar… não sei…
Temos que pensar com a cabeça e com o coração….
Pelo sim ou pelo não…. Sempre se irá fazer abortos…. Para melhores condições de saúde e de segurança para quem o faz…. Talvez sim.


Abraços

Anónimo disse...

QUE PEIXEIRADA....

ALVIM IMPÔE-TE PAHHHHHH LOL.

Anónimo disse...

Boas
Só uma pergunta: porque é que o homem não é tido nem achado? será que não têm direito nenhum sobre uma criança que também é sua?

Mega Smile disse...

Pelo sim, pelo não…. Sou a favor do aborto… pois existem pessoas como o Alvim!!
Pelo sim, pelo não…. Não sou a favor do aborto….. pois existem pessoas como o Alvim!!! :) :))

É um assunto sem sombra de duvida, bastante complicado….
Há quem queira ter bebés e não consegue…. Outros têm a hipótese e jogom-na fora….
Quando alguém nasce para sofrer, por motivos de saúde já detectados na gravides, ou porque a família do bebé não tem possibilidades de o criar… não sei…
Temos que pensar com a cabeça e com o coração….
Pelo sim ou pelo não…. Sempre se irá fazer abortos…. Para melhores condições de saúde e de segurança para quem o faz…. Talvez sim.


Abraços

Anónimo disse...

Boas Alvim e Raquel!

Eu vou votar sim pelo fim da hipocrisia. todos sabemos onde e como realizar uma IVG, As páginas de classificados estão replrtas de anúncios a clinicas em badajoz, cáceres, madrid, huelva,etc, basta ter dinheiro aa realizá-la em segurança. no entanto o problema são aquelas que não podem dispender de alguns euros para o realizar em segurança e se entregam nas mãos de autênticos carniceiros ou proprietários de clínicas que enriqueçem ilicitamente. Eu sou contra o aborto, no caso da minha familia a minha esposa esteve grávida, sem termos planeado, e este assunto nuca foi colocado, mas ao mesmo tempo compreendo as pessoas que tomam esta decisão. por isso Voto SIM porque sou pró-escolha e acho que abortar já é uma pena mt grande.

Carlos Correia disse...

acho piada ás pessoas que defendem o direito à vida e se são a favor da pena de morte e bla bla! e até aposto que muitas dessas pessoas fazem caça desportiva, a fartam-se de matar insectos em casa e etc.
Não acham que o ser humano é egocêntrico? porque motivo merecemos mais a vida do que os outros animais?
até ás 10 semanas e mesmo depois aquilo não é ser humano ñ é nada, é um aglomerado de células, é um animal mal formado, ser humano é quando se nasce, antes disso não espécie nenhuma.

Luisa disse...

Não são só os hospitais públicos, mas principalmente as clínicas privadas.

Quem vota NÃO, é perfeitamente egoísta. Não haverá necessariamente mais abortos se o SIM ganhar. Haverá é mais dignidade humana, pois só quem sabe ou vê o que se passa com as raparigas que abortam em "vão de escada".

O senhor entrevistado é um grande hipócrita! Nem toda a gente tem dinheiro para ter 4 ou mais filhos... Não se pode garantir que com meios anticoncepcionais não resulte uma concepção.

O que será pior? Pôr um filho no Mundo ao abandono ou sem condições para o alimentar e educar ou abortar dentro de 10 semanas numa fase ainda muito primária do desenvolvimento do feto?? Deitá-lo ao Mundo sem condições, isso sim, é uma grande maldade e o sofrimento maior que há!!!

Não sejamos hipócritas nem deturpadores nem, muito menos, moralistas prepotentes!!

Anónimo disse...

hipocrisia!!! Homens a dizer q são contra? como podem compreender? será que ja se descentraram deles proprios??? tenho sérias dúvidas!porque estao a querer encobrir algo que existe de qualquer modo? sera que querem continuar a promover a cladestinidade? promover o negocio com o sofrimento dos outros? ninguem obriga ninguem a interromper uma gravidez! mas também nao deveria ser penalizada nem humilhada nenhuma mulher que faça essa opção

vazdesign disse...

voto sim .
todos temos liberdade de escolha

Anónimo disse...

Uma pergunta que gostaria de deixar:

Qual a maior causa de gravidez indesejada que resulta posteriormente em interrupção da gravidez?

Será por malformação do feto ou violações? Esta já é contemplada.

Será por métodos contraceptivos que falham? Acredito que uma ínfima parte.

Será por comportamentos de risco?
Provavelmente será a maior razão.

Independentemente do sim ou do não (e tentarmos resolver a consequência) não deveriamos procurar uma clara educação sexual e uma redução dos comportamentos de risco, a verdadeira causa?

Em vez de remediar seria positivo antecipar e evitar.

Anónimo disse...

Gostava de colocar uma questão à Dra. Marta.

Deve o aborto ser usado como metodo contraceptivo? Porquê? E como é possivel controlar esse "uso"?

Anónimo disse...

DEIXO AQUI UMA SOLUÇÃO...


DEIXEM DE FAZER SEXOOOOOOOOO

PRENES disse...

Conversem civilizadamente!!! Não há necessidade de estarem ai a "agredirem-se" verbalmente de uma forma radicalista.
Um bom comunicador, também deve sempre saber ouvir...

Anónimo disse...

Acima de tudo a mulher deve ter o direito de escolha!
Quem somos nós pra decidir o que outra pessoa faz ou deixa de fazer com o seu corpo!

Anónimo disse...

OPAH ISTO IRRITA-ME
pessoal o referendo não é para aprovar o aborto...
é para aprovar ke o aborto seja feito num hopsital publico com condiçoes...
o aborto ja esta previsto na lei mediante certas hipoeteses...

Nuno Mendes

Anónimo disse...

Já chega de andar sempre na cauda dos outros países!!!Na Holanda já se pode abortar às 26 semanas!Deixem de dar milhões ilegalmente e vamos lá poupar alguns tostões legalmente.

VAMOS EVOLUIR!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Estou inclinado para a despenalização do homicídio passional entre conjugues,
Já que as mulheres iram continuar a ser assinadas em condições sub humanas pelos seus maridos com facas e há paulada após serem apanhadas na cama com os seus amantes.
Por isso defendo a pena de morte para indivíduos adúlteros, para que assim possam morrer sem sofrimento e em condições clínicas.

Vamos despenalizar a circuncisão feminina que é praticada em sertãs comunidades africanas em Portugal, para que assim as meninas possam ser mutiladas numa clínica e em condições.

Vamos despenalizar e dar condições as pessoas que violam as leis para que violem em condições de segurança.

Já agora o tema da pena de morte é para ai chamado, porque o que se esta a decidir é sobre se alguém tem o direito de existir ou não.

Meus amigos estão a decidir sobre a vida de alguém, não é uma mera questão de consciência, são direitos humanos.

E onde foram buscar a ideia que quem defende o não é a favor da pena de morte????
Eu sou contra a pena de morte e vou votar NÃO.

Anónimo disse...

Pessoalmente, a mim faz-me muita confusão polarizar esta questão no SIM e no NÃO. Eu sou contra o aborto, contudo, esta minha posição não muda a realidade, ou seja, o aborto clandestino EXISITE. Um negócio que dá muito dinheiro a ganhar a pessoas que realizam os abortos, deixando muitas mulheres mutiladas fisica e psicologicamente. Em vez de penalizar as mulheres que tem a difícil tarefa de decidir fazer um aborto, deveríamos ter uma lei para criminalizar as pessoas responsáveis pelo aborto, ou seja, aquelas que o fazem sem qualquer tipo de condições. Caso o SIM ganhe há um longo caminho a percorrer; terá de ser desenvolvido um programa de planeamento familiar devidamente informado e uma educação sexual precoce. Para além disso, temos de informar as pessoas com níveis educacionais mais baixos e dar-lhes condições para estas poderem ESCOLHER. Porque no final esta questão como tantas outras, depende da ESCOLHA REFLECTIDA E DE LIVRE VONTADE. Contudo, o caminho percorrido pelas organizações do NÃO também é de admirar, as mulheres com mais dificuldades económicas ou com baixa escolaridade necessitam de ser auxiliadas. SIM OU NÃO? O mais importante será votar e eu votarei SIM, porque detesto a hipocrisia social. Eu sou pela VIDA, e pude escolher um dia ter uma filha linda, deixem as pessoas escolherem!
Andreia Cardoso

Anónimo disse...

Votem

ei quem fizer contra o aborto não o faz quem precisar de o fazer é bom que tenha essa opção
nao percebo pq os defensores do não muitas xs acham que teem cabeça pa decidir qu podem fazer mas que os outros nao teem a mesma sensatez que eles portanto nao o devem fazer

enfim para todos os apologistas do não..... SE EM 11 FEV GANHAR O SIM NG VOS VAI OBRIGAR A FAZER UMA COISA COM A QUAL NAO A CONCORDAM

agora ter crianças mal educadas mal acarinhadas mal tratadas ou entregues a tantas instituições mercados de pedofilia de gente rica com cargos altos quer na comunicação politica ou outro

Anónimo disse...

O convidado é um pateta alegre. Calem-me esse senhor, por favor!

Anónimo disse...

Se o não ganhar: Continua tudo na mesma, quem pode faz quem não pode paciência ...

Só há um voto possível: SIM!

Anónimo disse...

Este referendo nao tem sentido pq nao é seqer uma qestao referendavel.
tornar permitido o aborto qd por ex, a laqueação das trompas só é permitida após os 35 anos...até lá...

Anónimo disse...

Sinceramente axo ridiculo ir votar.. seja pelo sim ou pelo nao..
Ouvir as mulheres a falar em dificuldades??
sabem lá do que falam...
a minha mae teve 3 filhos antes do 25 de abril viveram numa barraca , passaram fome.. e estao hoje ca todos felizes e com uma vida melhor.. tem cabimento falar se em dificuldades??? penso que tem é 'regalias'a mais!!!!
sou o filhote mais novo o 4º
se o aborto fosse livre nao tinha irmaos!!!

Anónimo disse...

Quando começa a vida? Usar preservativo será genocídio? A sobrevivência de um significa a morte de milhões, não é assim começa a vida? O aborto é indiscriminado, quem quer fazer faz, pague 150€ num vão de escada ou 1500 em Badajoz. Mas pelos vistos é melhor esconder do que fazer as coisas às claras, de consciência com as suas convicções.

Mufanga disse...

Caríssimos acho ridículo o que se tá aí a passar. A Raquel deveria funcionar como uma moderadora sem opinião e não estar a fazer campanha pelo sim. Estão 2 pessoas pelo sim e apenas uma pelo não. Acho isto muito injusto e tenho muita pena que esteja a acontecer isto numa radio como a antena3 e principalmente com a raquel que é uma pessoa que eu tanto estimo.

Mas tinha que dizer isto pq acho isto um escandalo.

Anónimo disse...

Pergunta simples,
O não é a favor do preservativo? pois tambem interrompe uma vida.
pn

Anónimo disse...

DEVE SER MELHOR,NASCER UMA CRIANÇA NUM MEIO MISERAVEL,CRESCER ENTRE ROUBOS E MAUS TRATOS E ACABAR POR MORRER NUMA RIXA DE GANGS COM.............15 ANOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Se podesse votava SIM.

Pelo SIM...pq os abortos vão continuar a ser feitos, nem que seja em condições desumanas, e se assim é, que sejam dadas condições às mulheres!

Pelo SIM...pq nenhum de nós pode julgar, nenhuma mulher, por este tipo de actos, ao ponto de as mandar para a prisão.

Muito importante é não nos esquecermos do acompanhamento que tem de ser dado a todas as mulheres, que pretenderem realizar uma interrupção da gravidez, de forma a que essa decisão seja tomada de forma consciente.

Por fim, lamento algumas das declarações proferidas, por certas figuras da sociedade, que apoiam o NÃO! Há comparações desnecessárias...

A cima de tudo VOTEM!!

Boa emissão

Anónimo disse...

Boas noites,

Para começar penso que esta decisão deveria ser apenas e exclusivamente das mulheres. Acho engraçado que a maioria das pessoas que votam não sejam homens. No minimo, curioso.

Mais, acho abominável que comparem mais uma vez a execução do Saddam com a interrupção voluntária da gravidez.

"Mexicano" Nelas

Anónimo disse...

quem vota nao é SALAZARISTA , NEO NAZIE UM GANDE PORCO DE BIGODE

Carlos Correia disse...

conheço um caso em que um miúdo ficou a viver com uns tios, neste caso porque os pais morreram, e o estado ajudava a pagar a educação e etc, no entanto o miúdo levava porrada e era mal tratado, só estava lá em casa porque os tios recebiam dinheiro, assim que fez 18 saiu de casa sem avisar, acham que os tios o procuraram? já não recebiam dinheiro nem quiseram saber. ora, se ganhar o não e alguém não possa fazer aborto com medo de morrer vai ter que dar a criança para adopção, e onde está o carinho e amor que a criança merece? vão acolher pelo dinheiro.

Anónimo disse...

Não sejas um aborto,
VOTA PELO SIM!

"Mexicano" Nelas

QweTter disse...

Boa tarde!
bem, gostava de juntar mais um problema..
bem, antes demais dizer q sou a favor do SIM..
mas, aquilo q s descute pelo nao, nao é a despenalização do aborto mas sim o aborto!
bem, recomendaram q se fosse ao YOUTUBE ver imagens de eco, bem, eu recomendo o vosso comentador e todas as pessoas que sao a favor do nao, que me expliquem e que vejam o numero de crianças colocadas em instituições, viverem a infancia em condições miseraveis... neste momento ha uma historia mediatica em portugal (segundo os nossos meios de comunicação), recordemos a criança adoptada em que o pai adoptivo foi preso, e todas as burocracias que levam a adopção!!!
bem, nao é so uma vida...

mas eu sou a favor da DESPENALIZAÇÂO do ABORTO..

alvim e raquel bulha, funcionem como moderadores e q realmente a questao seja discutida

abraços beijinhos

Anónimo disse...

Não há crime maior do que trazer bébés ao Mundo sem condições.

Anónimo disse...

Será que o voto no Não vai fazer diminuir o n.º de abortos em Portugal? Claro que Não. As I.V.G. vão continuar a acontecer. Neste referendo não se está a perguntar se é contra ou a favor do aborto, mas sim se se deve ou não penalizar quem os faz. Acho pura hipocrisia dizer-se que se é pela vida pois não é isso que está em causa. Ninguem faz uma IVG de ânimo leve. Agora vamos ainda perseguir essas mulheres e penalizá-las?! Por isto voto Sim sem duvida nenhuma!

Anónimo disse...

Mas a Raquel é moderadora ou convidada pelo sim?
O Alvim aprendeu desde a ultima prova oral. Prbns.

Anónimo disse...

Um Aborto pra ti
Um Aborto pra mim
Olá Olá
E a vida sorri :D

Anónimo disse...

Olá Alvim, olá Raquel!

Eu sou Biólogo e tenho uma posição mt xclarecida sobre este assunto.
O que quero dizer é simplesmente que a questão da vida é uma falácia porque a vida é um continuum e ñ tem um início concreto. Isto é ainda +verdade quando tomamos em consideração a clonagem e como tal nós somos todos assassinos quando cortamos o cabelo,quando lavamos a cara ou quando arrancamos um pedaço de pele. Não é verdade que a vida começa no momento da fecundação, o que ali está é uma vida em potência, um monte de células que poderão originar uma vida, tal como um pedaço de pele para a clonagem.
Deixo agr uma pergunta,ñ haverá uma diferença entre a vida uma e uma pessoa humana?ñ será que akilo que devemos proteger é a pessoa humana e ñ a vida humana?
E num estado democrático ñ deverá ser dada a possibilidade de escolha?

Gonçalo Duarte

Anónimo disse...

muitos dos defensores do não continuam a questionar a definição de vida mas não se esqueçam do verdadeiro teor deste referendo...para quê perseguir uma mulher encurralada?há que dar mais uma opção e portas abertas nunca serão demais!nunca se esqueçam que dificilmente uma mulher o fará de ânimo leve e não devemos agravar essa responsabilidade perseguindo-as...parabéns pelo programa

Anónimo disse...

Esta questão nem deveria ser levada a referendo. Deveria ser logo legalizada pelo Governo e pronto.

Pelo SIM.

Anónimo disse...

...não percam o sentido da questão...o problema é: devemos ou não condenar as mulheres??? a questão passa por aqui...acham que alguma mulher vai abortar de ânimo leve?!?!?!?! por favor...

Anónimo disse...

tenho a minha experiencia no parlamento k é dolorosissima uiiiiiiiii
deputado do pp e psd
eheheh ca ganda aborto

Anónimo disse...

Em cada ejaculação, pela mesma lógica, estará a matar-se pessoas!

Ou seja: senhores, não tenham orgasmos...

Anónimo disse...

eu pago impostos para tratar
gordos (que Deus tenha piedade deles, que tem tromboses porque comem e não fazem exercício. eu pago impostos para tratar cancros, pulmão, estomago, bexiga, etc de fumadores inveterados.
eu pago o tratamento de alcoolizados que destroiem a sua vida e ados outros nas estradas.
ninguém me pergunta se estou de acordo.
porque não pagar uma IVG de alguém que acredita que não pode criar um filho?
Porquê 10 semanas? não será a partir daí que se desenvolve o sistema nervoso central?

Anónimo disse...

Devemos pensar que se vivemos numa sociedade, dita, livre devemos poder decidir o que fazer com o nosso corpo!
Penso que a questão essencial é diminuir os riscos que as raparigas, mulheres, independentemente do motivo, correm ao fazer abortos em locais menos próprios.
Sempre houve mulheres a abortar, espontaneamente e por vontade própria. Temos é que garantir que os abortos clandestinos não se transformam, se já não são, um problema de saúde pública.
Mesmo que se seja contra por crenças religiosas ou por outro motivo qualquer há que perceber que o que está em causa é a saúde e as condições a que as mulheres estão sujeitas.
EU voto SIM!!!

Anónimo disse...

Olá

Estava aqui a ouvir o paulo e achei piada ele ter falado na pena de morte, neste caso vamos dizer ´´pena de morte ao aborto``.
parece que este caro ouvinte nao ouve noticias, pois quando Sadam foi morto ouvimos o presidente dos Estados Unidos (pais em que vigora quase em todos os estados a pena de morte) dizer ´´ pena de morte sim, mas, com dignidade``, o mesmo digo eu aborto mas com dignidade.
Quanto a listas de espera em todos os paises existe, e será que se nao houver capacidade para fazer os abortos com dignidade dentro das 10 semanas averá capacidade para atender nas urgencias as mulheres em que os abortos correm mal, e isto sem marcaçao? pondo em risco a vida da mulher.
Será justo uma mulher paraplegica com o utero deslocado e colocando em risco o feto e a sua propria vida em risco ouvir de uma obestetra ´´ isto aqui é para parir e nao para abortar`` sendo que ela queria abortor por motivos obvios e acompanhada de carta do medico de familia.
acho k vale a pena pensar nestas coisas para dar dignidade.

Quem tem euros faz dignamente em Espanha quem nao tem euros faz mesmo numa barraquita na Cova da Moura, vai para as urgencias e la estao os nossos impostos a pagar...
Abraços para todos

Anónimo disse...

vota sim
um feto é menos q um rim

Anónimo disse...

Aborto? As mulheres que não andem por aí a "fodilhar" à toa. Que sejam inteligentes e votem NÃO.
Só se pensa nas mulheres e as crianças... A Mulher sempre foi um diabo à solta!!! Só cria problemas ao Homem e a quem a rodeia.

Anónimo disse...

É bom recordar o conteúdo da pergunta que vamos referendar no dia 11 Fevereiro. É apenas para votar se uma cidadã pode voluntariamente e até às 10 semanas, interromper a gravidez num local seguro, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde. O resto é poluição sonora. Não é possível referendar concepções morais, convicções religiosas ou dúvidas científicas. A Igreja Católica pode aconselhar os seus fiéis no que bem entenda, mas não o pode impor como lei de um Estado Laico.

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar a quem defende o não se já ouviu uma mulher ser brutalmente espancanda pelo marido e ouviu os filhos a gritar. Se já sentiu o cheiro da miséria e já viu o medo. Ou seja, infelizmente o quotidano de muitas famílias em portugal. Pois é, ainda bem que não podemos dispor da vida das pessoas. No entanto, podemos obrigar crianças a nascer para serem brutalmente espancadas e violentadas e as mães a terem filho que não querem para depois os abandonarem. É só humanismo.
Pois é eu já vi, ouvi e senti o cheiro da miséria. Por isso aceito que uma mulher queira abortar. Vão dar uma voltinha pelo país real e depois digam-me alguma coisa.

Miguel Sousa

Anónimo disse...

Ganhamos em 1998... vamos ganhar em 2007!!!

Catarina R. disse...

O convidado do não está sempre a falar sobre os direitos humanos. Mas qual o direito humano mais fundamental que o NOSSO (das mulheres em geral) direito à escolha!? E como o exercício desse direito irá sempre acontecer, não deveremos nós poder ser atendidas condignamente num hospital!? pelo uso desse direito, teremos nós que sofrer a privação de higiene e meios adequados!? não. Pelo direito À escolha, SIM!

Anónimo disse...

Miguel Sousa,

Não me venhas com tretas... não é a violência que está em questão.
A lei tem mecanismos para proteger quem é violentado, se é eficaz ou não... é melhor participar isso aos politicos.

Anónimo disse...

Esse parasita do Feto deve ser eliminado, que raio, crescer numa barriga durante 9 meses, depois chorar ate aos 6 anos e a partir dos doze só dores de cabeça....
Morte ao Feto esse monte de células que não tem personalidade, não merece viver...
Um aborto por dia sim vivíamos todas até aos 120 anos…
Esse defensores do NÃO deviam fazer um aborto antes de opinarem sobre o que não percebem, um acto tão nobre e humano, como é que alguém é pode ser contra uma aborto?! Digam-me! Esses defensores da vida são mesmo uns ruins, a querer proteger fetos e coisas dessas.

PA disse...

Passei por aqui para dizer que temos mais um blogue a propósito do próximo referendo: A minha vida é um dom.

Anónimo disse...

Catarina,

Lá está mais uma prova que as Mulheres só pensam nelas e não nos outros que a rodeiam. As mulheres que não andem por esse mundo fora a abrir as pernas a quem quer que seja. Se querem ter um filho tem que pensar nas consequências que irá ter na vida familiar. Dia 11? NÃO

Anónimo disse...

“Gostaria de perguntar a quem defende o não se já ouviu uma mulher ser brutalmente espancanda pelo marido e ouviu os filhos a gritar. Se já sentiu o cheiro da miséria e já viu o medo. Ou seja, infelizmente o quotidano de muitas famílias em Portugal…”

Caríssimo eu vivi numa família dessas, sofri como o raio, mas estou feliz por estar vivo a minha mãe também não se arrependeu. Ainda bem que ninguém decidiu por mim.

Carlos Correia disse...

Porque é que havia aqui gente a falar do Alvim e da Raquel a dizer que eram pelo sim e que deviam era ser moderadores e tal?
Eles não eram moderadores, eram entrevistadores, e não sei se costumam ouvir a prova oral, mas nos outros programas eles costumam dar sempre a opinião deles, e são livres de o fazer, porque não dar também a opinião hoje?

Anónimo disse...

A lei escrita reserva-nos a igualdade direitos e deveres de todos os cidadãos. Só que uma coisa é o que a lei tem ou coisa é a realidade.
Se quiseres ver o que lei tem consultas o Diário da República, ou os códices legais, se quiseres ver o que a realidade tem dá uma voltinha por alguns bairros do nosso amado Portugal.

Miguel Sousa

Anónimo disse...

Na minha barriga mando eu, se esta na minha barriga eu é que decido o que fazer com ele, não é um homem qualquer que não sofre com a gravidez. A barriga é minha e de mais ninguem, eu mando nela. Enquanto não nascer pertence-me.

Anónimo disse...

Caro Miguel,

Eu sou de Trás-os montes, não sou um menino da cidade como tu.
Eu sei o que é a vida dificil, mas se as leis existem são para cumprir. E, se uma mulher tem de ser punida por algo que vai contra a Lei... assim seja. MEu caro amigo, o meu irmão tá preso por posse de droga, segundo a tua opinião... é fazer um referendo para despenalizar isto.

Anónimo disse...

Mandas na tua barriga????

Olha uma coisa... também há quem mande na tua morte.

Anónimo disse...

Puxar o feto para fora e deixa-lo “Secar”.
Introduzir um objecto que desmembra o Feto, retira-lo de seguida.
Introduzir um aspirador que vai desmembrando membro por membro do feto.

Alguns dos métodos que a partir do dia onze estarão a disposição de nos senhoras.

Anónimo disse...

o grande problema dos debates é que, ou é a igreja que dinamiza, ou associações com "cores" políticas por trás...acham que estas "duas" entidades têm voto na matéria por aquilo que são??? será que é preciso lembrar que isto é um problema bem para além da religião e da política?? as pessoas deviam, antes de mais, ser muito bem informadas acerca de tudo o que envolve uma vida e o que acarreta, quer do ponto de vista biológico, social e psicológico numa interrupção voluntária da gravidez...
Agora o que vemos é a política em luta: esquerda - sim versus direita - não, e a igreja a dizer - "Ai meu Deus que pecadores que são..." eles que mataram e torturaram a torto e a direito, e que ainda têm o descaramento de ser contra o preservativo quando a SIDA anda aí (por exemplo)...haja bom senso...
confundir despenalização com liberalização é de gente burra e mostra que não há volta a dar...enfim. Sim é mais facil que não, ajuda mais do que prejudica, e é de cada um o pesado fardo que terá de carregar se fizer ou apoiar um aborto e esse direito/dever não deve e nem pode ser negado ao povo num país dito democrático...

Anónimo disse...

Anda a passar na net uma carta com 11 informações a favor do NÃO baseada em números.
Penso que todos nós temos noção de como a informação corre pela internet. Cabe a cada um fazer uma reflexão e não espalhar informações que podem ou não ser válidas, só porque os números nos são simpáticos... Na minha opinião ou se tenta saber a fonte original do texto ou coloca-se muitas ressalvas.
Fiz uma pequena pesquisa e o google deu-me 38 blogues com a dita carta. E conseguir encontrar no fórum do expresso a mesma informação, mas mais uma vez não vem com referências…
Se alguém obter a fonte agradeço.

Mas o que mais me intriga neste debate é o argumento “Não há mulheres detidas pelo crime de aborto em Portugal”.

1º Há juízes com bom senso em não aplicar a lei… não sou jurista, mas não sei como é que os movimentos pela vida não dão a volta à questão… e denunciem o juiz. Vá lá já que são contra...
2º Lá por não ser presa, talvez essa mulher já tenha passado muito ao ter de realizar um aborto num quarto sem as mínimas condições e encarar a sociedade com um processo judicial.

Se o SIM ganhar, assim o espero. Ninguém vai obrigar as pessoas do NÃO a fazer o aborto, será que isso não está claro??? A lei não passa a ser obrigação, passa sim a dar escolha.

Anónimo disse...

boas!
sou pelo NÃO! mas acho que de ambos os lados há lacunas.
Voto "não" mas com a noção que ainda assim é preciso uma mudança de política, é preciso combater os abortos clandestinos e investir em soluções que permitam às mulheres optar pela vida, é preciso continuar a informar sobre a contracepção, é preciso tornar o processo de adopção mais eficaz e rápido.

Agora, por favor parem com desculpas de "sermos atrasados porque na Europa, aqui e ali, votaram SIM" isso é que faz de nós tacanhos, o querermos andar sempre atrás do que é feito nos outros países mas que nem por isso tem bom resultado em Portugal.

despenalizar é hipócrita e incoerente... temos que ser responsáveis pelos nossos actos...

PERGUNTA: se eu assaltar alguém não sou responsabilizada?? não corro o risco de ser presa?? e também ninguem me pergunta se eu estava desesperada, se não tinha dinheiro para comer e precisei roubar... sou responsabilizada e pronto!! ou mesmo se eu matasse uma criança, um recem-nascido, um adolescente, nao é verdade??? até se eu batesse num filho meu por achar que essa era a melhor forma de o educar, poderia ir presa! QUEREM MESMO CONTINUAR COM OS ARGUMENTOS DE "LIBERDADE"??

pensem nisto, todos os nossos actos têm consequências - só temos que ser responsáveis, e nos tempos que correm já nao faz muito sentido falar em azares e "oopss, aconteceu"...

beijuuus pa todos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sou contra, o meu voto será NÃO. É uma opinião recentemente formada e passo a explicar o que me fez decidir.

Sou e sempre fui contra a prática do aborto. Nunca seria capaz de o fazer nem nunca aconselharia ninguém a fazê-lo. Para mim, uma gravidez indesejada que induza à prática ilegal do aborto, é resultado de uma tremenda irresponsabilidade – e quem é irresponsável merece sofrer as consequências das suas irresponsabilidades. E o que está a “nascer” dentro do útero é vida, sobre isso não há dúvidas! As gravidezes indesejadas podem ser evitadas por diversas barreiras anticoncepcionais que cada vez mais são as mais diversas e em maior número! (Já para não falar que pior que uma gravidez é a Sida ou Hepatite… para as relações menos sérias.)

Mas mesmo assim, isto não pesou na decisão do meu voto, além de ser contra, não me sentia no direito de me meter nas “casas” alheias, decidir por outras pessoas. Não tenho poder para decidir quem deve ou não nascer pela mesma forma que não tenho poder de decidir quem deve ou não morrer.

A questão é outra…

Visto de outra perspectiva:

Se a despenalização do aborto for aprovada, nós contribuintes, vamos estar a pagar impostos para financiar irresponsabilidades e caprichos, muitas vezes de adolescentes, quando existe tanto para fazer, realmente urgente e necessário, em Portugal!

E a política de natalidade, que deveria vigorar em Portugal? A população está a envelhecer e em vez de se incentivar nascimentos… incentiva-se o aborto?! Cada vez é mais difícil sustentar um filho em Portugal, pelo que cada vez menos nascem crianças, ainda por cima vão criar mais condições para nascerem ainda menos? Porque é que não se pega no dinheiro da legalização do aborto para implementar essa política de natalidade no nosso país? Sempre era alguma coisa…

Está nas nossas mãos! Eu… vou votar NÃO!

Anónimo disse...

olá amigos, parabens pela iniciativa. no dia 11 vou votar NÃO e passo a explicar porquê.
existem muitas formas de evitar chegar ao limite que é o aborto, em vez de se investir em clinicas, aparelhos e nos ordenados de médicos e enfermeiros para fazer os abortos, que tal se esse dinheiro fosse investido na tão falada educação sexual para os jovens e tambem para os pais, para saber como abordar esse assunto com os filhos, investir na divulgação da necessidade de os jovens irem a consultas de genecologia e planeamento familiar, investir na distribuição gratuita de pilulas e preservativos em locais onde se juntem jovens (que acontece nos centros de saude mas poucos sabem).
Se os jovens tiverem livre acesso a toda a informação e a todas as formas de contracepção não precisaremos de chegar a este extremo. Agora se me perguntassem se concordava com a despenalização do aborto até todos os jovens estarem cientes do que pode ser feito para evitar a gravidez, ai já concordaria desde que... o pai tenha opiniâo. Tudo bem que quem gera a criança é a mãe, mas o pai tambem fez alguma coisa, não? O pai não tem direitos sobre o embrião (alguns dao-lhe o nome de projecto de vida?!, isso é quando está o espermatozoide de um lado e o ovulo do outro, quando já estao os dois juntos já deixou de ser projecto e passou à fase de construção... de vida). Entao e a historia dos direitos iguais? se a mulher quiser abortar pode fazê-lo mesmo que o homem não queira? se o homem não quiser a criança e a mulher quiser, a mulher é obrigada a abortar ou o homem tem o direito a negar os deveres de pai para com essa criança?
É complexo de mais para se resumir a uma simples pergunta, mas à pergunta do referendo digo NÃO.

P.S.: o que tambem falta é responsabilidade porque no fundo todos sabem que os bebes não veem no bico das cegonhas.

Anónimo disse...

Sou a favor do sim e como tal no dia 11 de Fevereiro la estarei a fazer prevalecer a minha opinião. As pessoas esquecem-se da verdadeira essencia da questão. Deverão de facto as mulheres serem julgadas como criminosas quando, a meu ver, não o sao. Não sao as que fazem os abortos as criminosas mas sim todos nós que permitimos os mal tratos fisicos e verbais concluindo com a consequente morte, quando estes ja nasceram isso sim deve ser penalizado e muito muitas vezes não o sendo. Sou a favor da vida da felicidade, sim sou, por isso deixemo-mos de falsos moralismos e façamos a nossa opiniao pervalecr....

joana

Anónimo disse...

Desculpem voltar a insistir, mas…

Em vez de falarem na IVG, na distribuição de contraceptivos, ou no planeamento familiar como a panaceia contra todos os males, talvez também seja útil falar sobre o que levará uma mulher a abortar. Não sei o que leva todas as mulheres a abortar, mas sei o que leva algumas a fazê-lo.
Portugal é um país com 2 milhões de pobres, desses pobres cerca de 90% são pouco ou nada instruídos. Desses pobres qual será percentagem de portuguesas? Muitas dessas pessoas têm condições de vida que nem somos capazes de imaginar. Vivem em locais pejados de dor, miséria e violência. Em condições psicológicas e materiais extremamente precárias. Não pensem que estou a exagerar, levantem o cu dos vossos sofás e vão lá ver… se tiverem coragem. Poucas vezes lá estive, mas o que vi chegou-me para perceber que existem dois mundos e para constatar que eu vivo no lado dos privilegiados.
Admiram-se que uma mulher considere que já atingiu o limite da sua capacidade de sofrimento e decida não ter filhos (ou mais filhos)? Eu não.
A mim o que me espanta são as pessoas, supostamente instruídas, saberem o que se passa (apesar de fingirem o contrário), mas, do alto do seu pedestal, tentarem impor a sua vontade a pessoas que não têm quem as defenda. E não me venham com a treta de que existem organizações que ajudam quem precisa. Embora muitas delas façam trabalho meritório, há dois aspectos a considerar: 1º Essas organizações não chegam para todos; 2º muitas vezes propiciam ajuda a quem não precisa (podia-vos contar algumas histórias de ajuda alimentar, ou da distribuição de contraceptivos, mas fica para outra altura).
É muito fácil exigir que os outros façam, o que nós não somos capazes de fazer. Se somos tão a favor da vida porque é que em vez de 0, 1 ou 2 filhos não temos 4 ou 5? Mas não (Ah, é verdade! Nós temos dinheiro para contraceptivos… ou então “conhecemos” alguém no centro de saúde). Preferimos que uma mulher de um bairro de lata qualquer tenha o 4ª ou 5º filho quando já não quer, nem pode ter mais. A nós, um, ou dois no máximo, chega. É que eles dão muito trabalho. Temos que os vestir, alimentar, acarinhar, acompanhar na escola, na doença, etc. É muito fácil obrigar mulheres pobres a ter filhos, não somos nós que estamos lá…
A mim pouco me importa o que a classe média e alta fazem, elas fá-lo-ão sempre, sejam quais forem as circunstâncias, e em condições bem melhores do que os pobres. Eu gostaria é que a sociedade, às vezes, fosse capaz de proporcionar alguma dignidade a um grupo de pessoas a quem é frequentemente negada qualquer tipo de dignidade.
Não finjam que este Portugal não existe, porque infelizmente existe, não enfiem a cabeça na areia. Pode ser que um dia não seja necessário chegarmos a este limite, porém hoje a realidade é bem diferente…
Quanto ao dinheiro dos meus impostos, é tão útil para tratar casos destes, como para tratar os malefícios do tabaco, ou do álcool (quem é que nos manda fumar, ou beber, ou andar em excesso de velocidade?). Além disso, o dinheiro que o estado actualmente gasta para tratar uma mulher vítima de um aborto, é muito mais do que o que será gasto num procedimento simples como o que está previsto.
No anterior referendo, alguém, oriundo de boas famílias (leia-se com dinheiro), me disse a propósito das pobres mulheres que têm de recorrer ao aborto “se não querem filhos, nem têm dinheiro para contraceptivos que não f…” este também é o Portugal real, sectário e hipócrita que vai votar não e que pouco, ou nada, faz para que estes extremos não existam.
Até pode ser que os partidários do não tenham razão ao dizer que abortar é dispor arbitrariamente de uma vida humana, mas se obrigar a alguém a ter um filho, por muito nefastas que venham a ser as consequências desse acto, não é dispor arbitrariamente da vida humana, então não sei o que é… é que nós podemos obrigá-las a ter os filhos, mas não somos nós que estamos lá para os criar. É que vida não é só andar para aí a gastar oxigénio.

MIGUEL SOUSA

Anónimo disse...

Nem que fosse pelo simples facto de já existir abortos legais no país vizinho, Portugal também deveria legalizar o aborto.

Em Espanha, basta que uma mulher justifique que não tem condições ou que não se sente preparada para ser mãe, que passa a ser legal abortar. E mais ainda se passa na Inglaterra e nos países mais desenvolvidos da União Europeia. Infelizmente. como em tudo, Portugal é um país de atrasados e de hipócritas corruptos. Muitos senhores que votarão "Não" já pagaram às suas esposas ou às suas amantes abortos na clínica de Los Arcos em Badajoz. Como podem os homens ter moral para julgar uma mulher?! Para julgar a sua intimidade?! Para a humilhar?!

Não tenho dúvidas em reafirmar que Portugal é um país de hipócritas e de falsos moralistas. Sabem que na Idade Média, quase todos os Bispos se diziam contra o sexo e a actividade sexual, deixando queimar as mulheres vivas na fogueira que se diziam ser "bruxas" (que tinham o "diabo no corpo" e que buscavam o prazer), e, ao mesmo tempo, esses senhores Bispos tinham DEZENAS de filhos ilegítimos dessas amantes muitas vezes por eles violadas e queimadas!

Esta questão do aborto faz-me lembrar algumas destas passagens medievais, histórias reais, mas adaptadas à mundividência do século XXI. Hipocrisia, meus senhores! Hipocrisia e Maldade!

Uma das frases mais estúpidas que já ouvi sobre esta questão foi a de um senhor que por acaso é professor catedrático da U. Católica, que é um "machista patriarcal de "extrema direita", que diz que com a legalização do aborto, vão-se encomendar abortos como se encomendam telemóveis. Outros que dizem que vai passar a ser um método contraceptivo a adoptar pelas mulheres.

Só me pergunto se estes senhores na verdade pensam que quem defende o SIM é contra a vida ou que gosta que se façam abortos ou que é a favor da promiscuidade total ou mesmo se eles percebem alguma coisa sobre sexualidade e sobre procriação e se sabem de facto o que se passa no mundo real fora do mundo teórico académico. São uma cambada de hipócritas que, tal como os perseguidores medievos que perseguiam, torturavam e matavam as mulheres em nome de uma Santa Inquisição, também agora se sentem satisfeitos por continuar a perseguir-se e a condenar-se mulheres em nome de uma "Santa Viada" que, na realidade, é mais uma "Amaldiçoada Vida" pois poucos serão aqueles que nascem e vivem em ambiente não-desejado e agressivo que podem ter uma "Santa Vida", mas é, pois, antes o contrário, esses que nunca deveriam ter nascido, nascem e desenvolvem-se no mundo do crime, da prostituição e da droga e hão-de ter, também eles, outros filhos que pelo mesmo caminho caminharão até um dia roubarem, de navalha em punho, um daqueles senhores ditos "cultos" que votaram e preconizaram o NÃO... pode ser que aí eles percebam... ou não...

A Lei actual, mais uma vez como em tudo neste País, defende os que têm posses para ir a Espanha fazer um aborto e continua a condenar à prisão e à morte aquelas pobres coitadas que não têm posses nem conhecimento para o realizar em condições dignas e higiénicas, muitas delas morrendo em barracas ou mesmo na rua, ou, em último caso, a terem os bébés e a abandonarem-nos nos caixotes do lixo e nas retretes públicas...

Este é o mundo da realidade que aqueles senhores não querem conhecer. Uns hipócritas!

Anónimo disse...

Votar SIM não é incentivar o aborto. É deixar de condenar quem o faz. É dar mais dignidade às mulheres.

Já li todas as posições, desde as mais simples às mais bem justificadas, e continuo a não perceber como alguma mulher digna e verdadeira e que goste da sua condição de mulher (ou seja, que não se sinta mal em ser mulher, física, sexual e socialmente) possa votar NÃO e continuar a perseguir quem faz os abortos.

Tícia disse...

Acho que independentemente de acharmos errado ou não abortar, não nos dá o direito de impedirmos quem o queira fazer. Abortar, faz parte da consciência de cada um! Ninguém deve interferir!

Por isso, SIM à Despenalização do Aborto!

Anónimo disse...

Conheço uma rapariga que engravidou aos 15 anos e que, por falta de condições financeiras óbvias, teve de abortar na clandestinidade. Por acaso, não teve complicações de saúde nem legais, mas se ela tivesse tido o bébé, teria sido um desastre, para ela e, SOBRETUDO, para o bébé. Provavelmente, ela estaria hoje na prostituição ou então o filho já estaria perdido no mundo da marginalidade. Tal como ela, muitas outras raparigas não tiveram nem têm acompanhamento durante a adolescência quando iniciaram a actividade sexual nem sabem sequer colocar ou usar um preservativo...

Haverá o direito de mandar para a cadeia uma rapariga destas? Para ela sair de lá uma drogada ou outra coisa pior?

Quem tem de abortar, abortará sempre. A questão é haver ou não condenação, saúde e dignidade, e até a morte de quem aborta da clandestinidade... É esta a questão!

Anónimo disse...

boa noite!
considero-me uma mulher digna e verdadeira, gosto da minha condição de mulher e voto NÃO!

é essa mesma condição de mulher que me confere a dádiva da maternidade... mas tudo bem,claro que nem todas sentimos isso da mesma forma... mas então, se não querem filhos, EVITEM-NOS, não os façam! custa assim tanto tomar precauções??

porque se exaltam tanto com esta questão e falam em escolhas e em liberdades quando ha muitas outras coisas bem mais graves que nos são impostas diariamente, contra as quais deveríamos lutar e ficar unidos e não o fazemos???

Anónimo disse...

Não há métodos contraceptivos 100% seguros. Falar em evitar engravidar como argumento contra a legalização é também uma hipocrisia e falta de bom-senso. A diferença é que quem engravida e tem posses, vai fazer a Espanha legalmente; quem não as tem, faz na clandestinidade, morre por hemorragia ou complicações internas e/ou vai para a cadeia.

Só há uma solução irreversível (e pouco razoável para muita gente): cortar as trompas!

Evidentemente, e sem qualquer espécie de dúvida, pelo SIM.

Anónimo disse...

Nem Sim nem Não. Nim!

Este assunto é tão sério ou tão óbvio que nem deveria haver referendo. O Governo é que deveria decidir.

Anónimo disse...

as coisas que as pessoas inventam...
e lamentavel que um "nao" fanatico argumente co questoes economicas qd sao pagos 100E por dia aos advogados do estado nas acusa�es a mulheres (o k e pago nos outros casos), fora magistrados e o resto de pessoal envolvido num processo.
aumenta se a despesa hospitalar do pos-aborto mal realizado, as consultas psiquatricas...
pior: a mulher tem um filho n desejado e s�o as pens�es sociais, mais consultas psiquiatricas a maes adolescentes ou nem isso, e mais aos filhos qd percebem k n sao amados, k n tem aten�ao devida a uma crian�a. sao os problemas na rua, na escola e em casa e quem os suporta indirectamente? e o estados ou os contribuintes! por isso n venham com eskemas de questoes economicas para "tapar olhos" as pessoas k ainda estao mal informadas. sou a favor da vida sem d�vida! mas de uma vida com qualidade.

Anónimo disse...

Sim, é claro que sou a favor da despenalização do aborto.
Acho que já está mais que na hora de acabar com esta hipocrisia!!

Anónimo disse...

Sou a favor da despenalização, mas sou contra o aborto! Contraditório? Não!!!
Como sabem, sou mãe de dois filhos e sei, por iso mesmo, que as crianças devem nascer para serem amadas. Uma criança não desejada pode viver um inferno. Se a mulher, conscientemente, deseja não ter um filho ao qual sabe, de antemão, que não vai PODER dar o essencial, deve poder optar sem medo de represálias sociais.
Estamos a falar até às 10 semanas, altura em que o embrião ainda não tem sistema nervoso. Será assim tão difícil deixarem as mulheres mostrarem a sua capacidade de decisão da prória vida?
OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE: A dor!

Uma mulher que conscientemente decid abortar até às 10 semanas, deverá poder fazê-lo livremente, sim, mas sentindo a dor. A dor lancinante que é resultado da opção que tomou. Mas conscientemente. Para sentir na pele, nas entranhas, a sua decisão...

A dor da alma, até pode persistir pela vida, mas pelo menos não haverá tantas crianças abandonadas, maltratadas, violadas e mortas.

O que quer que façamos, façamo-lo BEM e conscientemente!

Eu vou votar Sim! E vou votar, não digo só que o farei!!!

Anónimo disse...

De um lado a esquerda, do outro lado a direita;
De um lado a igreja, do outro lado os ateus;
De um lado os betos de Cascais, do outro as alcoviteiras da Sé;
De um lado o sim do outro lado o não;
Quando as pessoas deixarem de envergar a camisola das classes que defendem depressa se aperceberão que são mais as semelhanças que os unem do que as diferenças que os separam, no que ao aborto diz respeito.
Querem um exemplo? Ninguém concorda com a criminalização da mulher. Toda a gente acha que as mulheres deveriam ser socialmente mais apoiadas durante e após a gravidês. Toda a gente concorda que não deveria haver negocios com o aborto...etc....etc...etc...

Anónimo disse...

Apesar de ainda não ter idade para exercer a plenidão da cidadania, concordo com a despenalização do aborto, mas como é óbvio não concordo de modo algum com a banalização deste.

Mediante os parâmetros da lei actual (que penaliza não só a mulher, mas também o feto) estou em total desacordo, pois trata-se de discriminar a vida!
Será que um feto deficiente ou um feto surgido devido a uma violação não tem o mesmo valor que uma feto desejado? Não se trata do mesmo fenómeno da criação de vida!? Se se deve dar oportunidade a todos os cidadãos para uma integração activa na sociedade, incluindo os deficientes, então expliquei-me...existindo um feto deficiente, porque é que este pode ser abortado legalmente? Significa que na perspectiva do estado, este não tem os mesmos direitos que os fetos originados numa situação normal.


É claro que um casal, pode optar por abortar ou não. Tudo depende da conduta e dos valores morais que cada um defende. Mas para quê despenalizar? Já não basta o peso de consciência com que cada um fica ao tomar uma decisão tão difícil?

A lei que vigora é um reflexo da materialização da sociedade! Nesta sociedade, as pessoas não são vistas como seres humanos, são vistas sim como recursos humanos!
Se votarmos NÃO, estaremos a compactuar com a lei actual e não haverá alterações.

E já agora, alguém se perguntou o que acontece aos fetos depois de serem abortados?
São deitados pela pia abaixo?
são conservados?
são enterrados?
...incinerados?

Penso que votar sim neste referendo envolve uma série de medidas e responsabilidades por parte do estado:
- Mais e melhores serviços sociais para auxiliar as mães em dificuldades.
- Combate às clínicas ilegais, para evitar que as mulheres corram riscos de saúde ao abortar.

Por isso após o referendo, a tarefa não termina! é necessário haver vigilância por parte dos cidadãos e instituições, pois a criação e fortalecimento de infraestruturas de auxílio à mulher é uma prioridade!

ISC disse...

Olá. Toos os dias ouço a prova oral sempre quis participar e nunca me lembro do numero...
Vou escrever sobre o sim e o não....
Custa dizer sim....á minha custa aprendi a dizer que desta água nunca beberei...porque já bebi!!!e não é facil.
Sempre achei que nunca ia beber dessa água. era até muito severa com as minhas amigas que bebiam...
até que bateu á minha porta. sabem o que é estar numa sala com 5 miudas cada uma a dormir no seu sofá e uma "senhora" parecendo a minha cabeleireira...(não tenho nada contra as cabeleireiras...mas percebem o que quero dizer???)essa senhora com um alguidar na mão....e todo o resto podem imaginar...é terrivel. é muito mau é uma experiencia que não quero voltar a passar.mas pode acontecer.
custa dizer sim....porque acho uma violencia...mas relamente as condições ilegais não podem continuar assim.mais vale deixarem as clinicas prvadas entrarem em Portugal...
E não acredito que a grande maioria das mulheres vá utilisar o aborto como contraceptivo....

Anónimo disse...

Custa dizer sim....mas vou dizer.
aprendi á minha custa que desta agua não beberei, é algo que não se pode dizer. Já bebi desta água....era até bastante severa com as minhas amigas que a bebiam...
até que me tocou...sabem o que é estar numa sala com 5 miudas cada uma a dormir no seu sofá e uma no meio encima de uma marquesa???e a ver uma senhora (parecida com a minha cabeleireira....não tenho nada contra as cabeleireiras...cheia de aneis de ouro)com um alguidar na mão....dirigindo-se para a sanita???o sentir a imagem...é terrivel. é chocante....
Realmente concordo que votando não...vai deixar com que essas senhoras continuem por ai sem condições...sem cuidados tornando uma situação já de si traumatizante muito mais traumatizante...e a tal ajuda que pretendem dar ás mulheres que querem abortar...no clandestino não há ajuda psicologica que chegue....ao menos que possamos ter acesso ás clinicas privadas. Pagando.já que os espanhois estão a tomar portugal...deixem-nos entrar assim também.....e não acredito que as mulheres passem a usar o aborto como contraceptivo.....não mesmo....

Anónimo disse...

Olá!Tudo bem?!
Normalmente gosto de estar no meu canto a assitir ao que se vai passando, mas hoje tomo a decisão de particpar.
Antes de mais, sou a favor do sim, em certos aspectos, e a favor do não, em outros.
O que me leva a participar é o descontentamento que a Raquel me provocou no passado programa cujo assunto era o mesmo de hoje.
Ficou claro para todos os ouvintes a tendência de voto da Raquel, não é facto discutivel! O que é discutivel é a Raquel ter-se distanciado do seu papel de "moderadora" do debate (coisa que o Alvim fez muito bem, até me surpreendeu!).
Raquel, por favor hoje não te esqueças do teu "papel" no programa, pois não te cai bem.
Parabéns pelo programa e pela irreverência nos temas escolhidos.
Aquele abraço.
Joaquim Aguyar
Ponte de Lima

Anónimo disse...

Deixo no ar uma questão que ouvi no Pós e Contras da passada 2ªf:
Suponham que uma amiga/conhecida vossa faz um aborto ilegal. Algum de vocês, tendo conhecimento disso a acusaria à justiça para ser julgada?
Então porquê a penalização?

Anónimo disse...

Sou pelo sim porque sou contra a tremenda hipocrisia de uma sociedade que obriga as mulheres a abortarem em condições tais que colocam em risco a sua saúde e a sua vida. Já acompanhei de muito perto os momentos de dor de alma lancinante que algumas mulheres muito próximas de mim viveram quando foram obrigadas a recorrer clandestinamente ao aborto. Uma experiência que está cravada na minha memória e nunca não me abandona, é a de uma vizinha minha de 15 anos (eu tinha 16) que bate à minha porta, branca, gelada, a esvair-se em sangue porque tinha nessa manhã feito um aborto. Fugiu de casa porque o pai, alcoólico, ameaçou espancá-la e a mãe não tinha qualquer possibilidade de a ajudar…
Mas queria dizer também que sou pelo sim porque cada pessoa tem as suas razões e eu não tenho o direito de julgar quem aborte nem limitar a sua liberdade de escolha;
Sou pelo sim porque considero fundamental que uma mulher seja apoiada por profissionais de saúde competentes que a ajudem a ultrapassar um momento tão difícil e doloroso sob todos os pontos de vista;
Sou pelo sim porque conheço muito miséria, sei o que é viver-se em situações de pobreza extremas, tanto ao nível económico, como social e educacional onde nascem filhos sucessivos que depois vivem em condições indignas para qualquer ser humano; ou onde para se abortar se recorre às agulhas de crochet ou se bebe lixívia…
Sou pelo sim porque não acredito que a liberalização da interrupção voluntária da gravidez vá aumentar o número de abortos;
Sou pelo sim porque acredito que a situação a manter-se como está actualmente não diminui o número de abortos realizados, e é um problema de saúde pública.
Eu também amo a vida, o meu filho, a humanidade, respeito a natureza, dou o meu melhor no sentido de contribuir para que a minha comunidade seja melhor e mais justa e não sou adepta de uma cultura de morte, como muitos querem fazer crer.

Anónimo disse...

eu enviei o comentário anterior mas não queria ser anónima: o meu nome é teresa.

Anónimo disse...

Eu vou votar NÃO!

Acima de tudo, sou pela Vida!
Já alguem perguntou a um embrião ou a um feto se não quer nascer?
Se vosses dizem que auelas 'pasta' no útero da mãe não é vida, deixem-na lá ficar e vejam o que acontece.

Defender o aborto porque a mulher pode ter sido violada, porque o embrião pode ter mal-formaçóes ou porque a mãe corre risco de vida não é razão porque isso já está previsto na lei.

Porquê permitir o aborto só até às 10 semanas?
Porque não antes ou depois?
Se a razão do aborto for a falta de recursos para os pais sustentarem os filhos, então vamos criar uma lei que possibilite matar os menores de 18 se os seus pais não os puderem sustentar ou se ficarem incapacitados.

Por outro lado, a questão a referendar não está bem formulada.
Todos sabemos que o verdadeiro resultado não é a despenalização da mulher mas sim a liberalização do aborto porque este vai passar a ser permitido.
Já agora, se a mulher fizer um aborto à 11ªsemana já vai preza?

Desengane-se quem acredita que a realização do aborto nos hospitais vai acabar com os abortos clandestinos.
A maioria dos abortos legais serão caros e efectuados em clínicas privadas. Quem não tem dinheiro, vai ao sítio do costume.. Também vão continuar a haver inúmeros abortos após a 10ª semana.

Em termos de saúde pública, há ainda outro flagelo a temer: as IST's.
Quer queiramos quer não, o maior factor que leva os jovens a protegerem-se nas relações sexuais é o risco de gravidez indesejada. Se já há quem tome a pílula-do-dia-seguinte como aspirinas..

Mais, dizer que por muitas precauções que um casal tenha há sempre o risco de gravidez não desejada é estúpido!
Se estivermos a falar de um casal, de certeza que estamos a falar de 2pessoas adultas, com relacionamento estável e responsável.
Mesmo que haja gravidez não voluntária, de certeza que não vai ser um filho indesejado. Quantos de nós não fomos criados quando os nossos pais menos esperavam?

Quanto aqueles acasalamentos de uma noite.. Wake up and smell da cofee! A vida não é uma brincadeira. Os nossos actos têm consequências.

'Há e tal, a mãe tem 14anos, o pai é um gandulo e não quer saber..'
Onde está a educção sexual?
Onde estão as instituições de apoio às mães jovens?
Onde está a agilização dos processos de adopção?
Desde o último referendo que não foi criada nenhuma medida decente de apoio à natalidade!
No século XXI, em vez de se responder aos problemas com a Vida, fugimos deles com a Morte!

Dizer 'Eu voto sim porque eu não sou ninuém para impor a minha opinião, cada um sabe de si e o corpo é da mulher' é no mínimo, hipócrita, demagógico e estúpido!
Quem decide se a criança pode ou não nascer?
Se um vizinho vosso às 3h da madrugada se puser a ouvir heavy metal aos berros, vocês aguentam porque, enfim, 'ele está no direito dele'.
Vamos passar a viver na República das Bananas onde cada um faz o que lhe apetecer? Deve ser melhor acabar com as leis.

Por último, já houve referendo em 84, 98 e agora 2007. É óbvio que vamos ter referendos até o sim ganhar.
Imaginemos que o sim ganha, quando é que volta a haver referendo para dar oportunidade ao Não?
Também deve ter as mesmas oportunidades..

Anónimo disse...

Eu voto positivo (sim), não só pelas razões circunstancialmente óbvias como por militância contra o tipo de sociedade, institições e pessoas do "não".

Anónimo disse...

FÓRMULA DA INTERRUPÇÃO

NÃO = TUDO IGUAL
SIM = TUDO IGUAL + 1 HIPOTESE

LOGO

SIM = TODAS AS HIPOTESES

Anónimo disse...

eu conheci há muitos anos, na faculdade, uma miuda que morreu porque pensando que estava grávida, tentou (ou tentaram nela)interromper uma gravidez a presumida. sabem para que servia o sistema nacional de saúde se ela a ele pudesse ter recorrido sem se sentir criminalizada?

quanto aos custos pagamos casas pias e outras similares cujos riscos sabemos quais são.
pagamos tratamentos de cancros de fumadores que sabiam os riscos que corrriam. pagamos os riscos dos sedentários que nunca se preocuparam em corrigir os maus hábitos. pagamos os custos dos bêbados das estradas.
então e os custos da geração que nasce e provavelmente levará o problema até uma ouduas gerações depois.

Anónimo disse...

então pensam que se as portuguesas vão fazer lista de espera para abortar à porta da urgencia, como se fosse a fila do cinema?

Anónimo disse...

voto NÃO!
mas voto não por o sim não ser para mim uma boa alternativa... por exclusão de partes, para que o governo perceba que o sim não é o caminho mas temos realmente que mudar alguma coisa... politica de adopção, mais planeamento familiar, MENTALIDADES!! está na altura de sermos responsaveis pelos nossos actos, não vos parece?

Anónimo disse...

Boa noite grande Alvim e superfabulástica Raquel...

Caras convidadas, os meus cumprimentos...

Devo dizer o seguinte acerca do tema hoje:

Sou a favor da vida e contra o aborto...mas sou ainda mais a favor de acabar com as condições desumanas que muitas mulheres sofrem, não chegando já o trauma que é ter de tomar a decisão de acabar com a vida de um filho;sou mais ainda contra os milhares de médicos e profissionais de saúde (nem todos o são) que enriquecem com o aborto clandestino...

Quanto ao não só tenho que dizer que só pessoas intelectualmente desonestas fazem com que uma simples pergunta, que é de alteração de uma lei, a tornem como uma questão de direito à vida...

Todos temos o direito à vida, mas caso decidamos seguir outro rumo, devemos faze-lo conscientemente e não porque nos é imposto por lei...

Anónimo disse...

Eu voto sim pk visto vivermos num sistema democrático todos nós temos direitos à escolha!
No dia 11 espero k o Sim ganhe,vamos acabar kom a hipocrisia em k vivemos, há mulheres k morrem devido às más condições a k estão sujeitas nessas clinicas de vão de escada!Comentários komo este metem-me nojo komo é possível ser tão ignorante:"Aborto? As mulheres que não andem por aí a "fodilhar" à toa. Que sejam inteligentes e votem NÃO.
Só se pensa nas mulheres e as crianças... A Mulher sempre foi um diabo à solta!!! Só cria problemas ao Homem e a quem a rodeia".

Anónimo disse...

A VIDA pela VIDA... Será isto que queremos todos e defendemos?!

Quem é radical e quer defender a VIDA pela VIDA, então também não coma carne, não ande de automóvel nem compre gasolina, não compre joias nem produtos de luxo, não faça poluição, não contamine o ar por onde passa, não mate os pequeninos (ou grandes) animais de que não gosta, não faça sexo, não ejacule nem ovule, não tome antiBióticos não consuma... Ou seja, fique bem quietinho em casa e bem sentadinho no sofá e não faça nada porque em cada simples acção pode haver muita VIDA aniquilada e/ou comprometida. E, primeiro que tudo, vá imediatamente denunciar quem já fez abortos, mesmo que seja a filha, a irmã a prima ou mesmo a própria mãe; caso contrário, será um hipócrita sem personalidade!

Malvada Hipocrisia ou, siplesmente, uma grande Santa Ignorância!

Anónimo disse...

O sistema nervoso de um feto com 7,5 semanas é quase inexistente. Ou seja, não sente dor nem, muito menos, tem consciência alguma:

http://medicalimages.allrefer.com/large/fetus-75-weeks-old.jpg

É vida, tal como um célula também é, mas não é ainda vida humana, não é humano, é, somente, o princípio de um ser-humano, mas ainda não com as características para ser considerado um ser-humano.

Anónimo disse...

Ser contra a despenalização e alegar que há contraceptivos para evitar o aborto é pura estupidez...

Mas então alguém acha que as mulheres irão começar a fazer abortos a torto e a direito se a despenalização vencer?! Alguém minimamente inteligente e informado acredita que votando "Sim" se estará a querer que haja mais abortos?! Alguma mulher gosta ou tem interesse em abortar?!

Como dizia o outro, não sejas tu um aborto, vota SIM à despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas.

Anónimo disse...

ó homónimo anonymous, a sua pergunta é muito importante para a decisão do voto!!

será que o aborto vai aumentar se o SIM ganhar?

Eu acho que não.
Só que quando olho para os números do que aconteceu nos outros países da europa (nisto faço como o mourinho, tento prever situações de jogo futuras lol)... quando olho para os números, fico baralhado, ah pois fico.

Anónimo disse...

Olá! Sou a Rita e mais que a Rita sou alguém que já sentiu na pele o que é passar por um aborto... mas não é por aí que pretendo entrar na conversa. Quero só deixar um ponto para reflexão, fala-se e fala-se e fala-se das mulheres como se fossem as únicas envolvidas numa situação de aborto, já alguém questionou que é preciso um homem para existir uma gravidez? E mais, que muitas vezes é opção desse homem e não da mulher em fazer o aborto?
Fica aqui a dica na tentativa de suscitar alguma reflexão e também de pedir mais respeito pelas mulheres que em todos os movimentos pelo não, parecem não mais que invólucros de vidas.

Rita

Anónimo disse...

Eu penso que a lei actual péca por não acrescentar umas dez réguadas na mão e exposição temporária num pelourinho da zona.

Também era bem-vindo a obrigatoriadade de andar sempre com um fétozinho cozido na roupa da respectiva pecadora (já excomungada e sem enterro religioso). E, já agora, entrada nas listas internacionais de terrorista perigosa como é, para que quando viajasse fosse bem vigiada.

Anónimo disse...

Não vou perder a oportunidade de ser excomungado e deixar de ser infiél e passar logo a terrorista... venham daí essas 70 e picos virgens (os picos é para lavar a loíça).

Anónimo disse...

Copiar os bons modelos europeus! Sim sim tenho visto! Que vergonha Portugal! È por isso que tão cedo não volto pra esse lindissimo país cheio de gentinha atrasada e ignorante!

Parabens à Antena 3 (From The Netherlands)

Anónimo disse...

que engraçado e conveniênte... telefonam, uma sra que abortou! (não sei como não prendem este tipo de pessoa, este sim) e um indíviduo que se diz de esquerda a defenderem aguerridamente (akele histerísmo típico) o "não"... do que são capazes este tipo de gente.

Anónimo disse...

errata: "cosido" e "do que é capaz este tipo de gente".

Quem votar "sim" é tal e qual o Hitler!... e o Saddam, o Mancha Negra e o Surfista Prateado nos piores dias!

Tb não contem com o Óleo santo da Extrema-unção, mas é viável um exorcísmozito, óbviamente.

Anónimo disse...

Eu sou a prova viva que às vezes é melhor um aborto... já viram como seria bom se a minha mãezinha tivesse interrompido um Blogo"monopolista" como eu?

Anónimo disse...

As mulheres que têm posses, vão a Badajoz abortar por pouco mais de 500 Euros (incluindo despesas de deslocação).

Ainda há quem não veja que a ilegalidade do aborto clandestino só penaliza as raparigas sem posses e sem conhecimentos que, muitas vezes, acabam por morrer de hemorragia ou infecção, ou por ir para a cadeia para sairem de lá drogadas e gastarem ainda mais dinheiro ao estado portguês.

Como é possível haver gente tão estúpida ou tão hipócrita que não vê ou não quer ver?!

Anónimo disse...

Muita gente que votará Não está a confundir 3 coisas:

1ª-despenalizar o aborto;
2ª-incentivar o aborto;
3ª-diminuir o número de abortos.

O que está em questão é simplesmente a despenalização do aborto. Despenalizar não é incentivar o seu uso. Penalizar não diminui o número de abortos.

Ora, quem tem inteligência e a quer fazer uso dela, então raciocine sobre isto e diga se não é uma grande hipocrisia votar Não e manter o status quo, ou seja: quem tem dinheiro vai para Espanha, quem não tem vai para a cadeia gastar ainda mais dinheiro ao Estado. É este o sentido de Justiça que algumas pessoas têm dentro das suas pobres cabecinhas?

Votar Sim é a opção mais inteligente e sensata. Votar Não é sinónimo ou de estupidez, ou de desconhecimento ou, simplesmente, de hipocrisia que é o pior de tudo...

Anónimo disse...

Embora haja alguma informação sobre este assunto que tanto nos tem envolvido ultimamente, uns mais do que outro, chegou a altura de dizer sim á despenalização do aborto. Toda a mulher é livre de escolher e quando se trata de assumir uma situação que muitas vezes,podera por a vida em perigo...meus amigos, VOTEM!!!

Anónimo disse...

Pergunta para o Dr. José Ferreira Martins: é ou não verdade que o voto «NÃO» condiciona de modo totalitário a sociedade portuguesa (designadamente as mulheres) a uma só saída -- ou, melhor, uma não saída, já que deixa tudo na mesma, remetendo a IVG para uma perigosa clandestinidade -- e que só o voto no «SIM» permite a realização de escolhas e a assunção frontal do problema da gravidez não desejada pelos serviços de saúde, onde médicos, sociólogos, psicólogos, etc. o podem «trabalhar» com a/s pessoa/s envolvida/s?
Luis Mateus

Anónimo disse...

O Dr. João Black se ele considera as mulheres mentacaptas? É que que o pessoal do não parece considerar as mulheres mentecaptas. Como se de repente elas dissessem "Boa agora vamos todas desatar a fazer abortos".

Miguel Sousa

Anónimo disse...

Votar SIM = criar condições legais para realizar IVGs em segurança e com condições sanitárias.

Votar NÃO = manter o estado de criminalização de quem faz IVGs, incentivando o negócio ilegal das parteiras, e propiciando a morte por hemorragia ou por infecção de quem as faz.

Opção sensata dos cidadãos no referendo = Despenalizar a IVG (qualquer que seja o resultado do referendo) e fazer novas campanhas agressivas e eficazes de utilização de métodos contraceptivos e antisépticos.

Anónimo disse...

Queria dizer "a opção sensata do Governo".

A opção sensata dos cidadãos é votar SIM.

Anónimo disse...

Venceu o SIM!

Pelo menos, no referendo sobre a IVG, Portugal não está assim tão hipócrita! Basta de gente estúpida! Basta de gente hipócrita!

Viva as mulheres!

Anónimo disse...

Venceu o SIM no referendo sobre a IVG. Ao menos, neste assunto, venceu em Portugal o conhecimento, a inteligência e o bom-senso sobre a ignorância, a estupidez e, sobretudo e pior que tudo, a hipocrisia! Já bastava Portugal ser um país atrasado em tudo... Acabou o negócio das parteiras ilegais, e oxalá acabem também os nascimentos sem condições básicas.

Viva as mulheres! Viva a vida!

O SIM é a favor da vida. O SIM é a favor da vida com dignidade e com qualidade