quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

PELO SIM, PELO NÃO - 4ª EMISSÃO

Depois desta emissão chegamos ao fim dos quatro debates feitos na Antena 3 , sobre o referendo do próximo dia 11.

Hoje os nossos convidados são o Prof. Carolino Monteiro (pelo sim) e o Dr. José Ferreira Martins (pelo não).

Até às 20h "a interrupção voluntária da gravidez" vai estar em discussão, não percam a última oportunidade de se expressarem aqui na Antena 3. Façam as vossas perguntas e revelem as vossas opiniões ou até mesmo experiências.

Dia 11 de Fevereiro, a resposta tem que ser dada por cada um de nós. É importante que todos votem.

Hoje com Fernando Alvim e Raquel Bulha.

52 comentários:

Anónimo disse...

Olá Alvim, Olá Raquel, Olá Pessoal;
Tenho só uma questão a por aos defensores do voto no "não":
Tendo o "não" ganho o ultimo referendo e tendo-se mantido o aborto clandestino, os julgamentos, as idas aos hospitais por causa de abortos mal feitos, porque é que votar "não" desta vez vai ser diferente? É que se é para manter tudo igual, eu votarei "sim".

Anónimo disse...

Eu voto sim!

Para aqueles que comentam e que estão muito indignados porque lhes irá sair do bolso o pagamento do aborto, já pensaram que os criminosos que estão na cadeia somos todos nós que os sustentamos com os nossos impostos ???
O aborto sempre se fez e sempre se vai fazer e como se sabe nenhum contraceptivo é 100% eficaz e azares acontecem a qualquer um! Apoiantes do não, acham por bem uma criança vir ao mundo e ser criada ao murro e pontapé, muitas das vezes violadas pelos próprios familiares, porque muitas vezes não foram desejadas / planeadas? Existem pessoas que nem para elas são boas quanto mais para uma criança que depois se for preciso morre à fome ou por maus tratos!
Se votar não é humano, porque não se nega o direito à vida, votar sim é ser consciente da realidade!

##############

Aqui fica a realidade:

http://www.apav.pt/pdf/ totais_na...estre1_2006.pdf


Cerca de 100 crianças maltratadas no primeiro trimestre do ano de 2006

APAV denuncia que a maior parte dos crimes cometidos contra as crianças são praticados pelos próprios pais.

A Associação da Apoio à Vítima (APAV) revela que quase uma centena de crianças foi maltratada nos três primeiros meses do ano. Segundo um estudo feito pela associação, em 60% dos casos o crime é cometido pelos próprios pais das crianças.

Entre Janeiro e Março, a APAV registou 84 casos de maus-tratos. Os maus tratos psíquicos foram o crime mais frequente (53 casos). Foram também denunciadas três violações, oito abusos sexuais e 15 casos de ameaça/coação.

A faixa etária das crianças mais afectadas é entre os 11 e os 17 anos (39,2%). Ente os seis e os 10 registaram-se 27,8 % dos casos e em crianças com menos de quatro anos registaram-se 19,6 %.

O agressor é um homem em 80% dos casos. As estatísticas dizem que em 15% dos casos o agressor está desempregado e em 13,4% são operários, artífices e trabalhadores da construção civil.

Mais de metade das vítimas concentra-se em Faro, Lisboa e Porto. A APAV avança com a explicação de que estas cidades são algumas das que têm mais população no país.

Anónimo disse...

Jebna, Gondomar

Antes de mais deixem q vos diga q vou votar não no proximo dia 11, pois o meu maior medo é q este se torne num metodo contracepetivo , queria deixar aqui uma questão q penso q ainda nao foi levantada, q passa pelo seguinte:

Fala-se sempre no lado da mulher nesta questão e penso q com mt razão pois a maior dor e sofrimento é dela mas como sabem para se chegar a aborto teve de haver uma relação, nessa relação há o outro lado o pai q por todos os motivos e mais alguns pode nao querer q a mulher nao faça aborto e assumir o filho mesmo q a mulher queira. Aminha questão vai no sentido de saber como vai funcionar o lei neste caso em q a mulher nao quer mas a outra parte (homem) quer? Ele tb nao tera direito de ter o filho q tb é dele apesar de a mulher q é quem o vai gerar e "transportar" é q vai ter a maior parte do trabalho querer abortar.

Gostava de ser esclarecido sobre esta questão.

Obrigado

Anónimo disse...

Olá Raquel, Olá Alvim, boa tarde aos participantes.

Só quero deixar uma mensagem para os senhores que defendem o Não, ou melhor um recado.

Se o Não ganhar no próximo domingo, a actual Lei não se muda.
O país assim decidiu! Percebem?

Não andem a baralhar as pessoas, a Assembleia da República tem poderes legislativos, para mudar as Leis, não são precisos referendos. Altera-se, revoga-se e não andamos a gastar dinheiro.

Eu voto SIM, como sempre.
Bjs p/ todos
Beu

Anónimo disse...

Está complicado....é por estar o não no poder que foi encontrado hoje um feto de 8 meses numa lixeira em Cascais.
Que acham pior? as dez semanas ou os oito meses?
nem comento

Anónimo disse...

enviei o anterior comentário
era so para dizer olá
isabel

Anónimo disse...

Vamos alterar um mal com outro pior? Tá tudo grosso!!???

Ninguém deveria ir votar pq simplesmente não se deveria votar a vida... não faz sentido...
é como votar se algum ofendido de amor podia limpar o "cebo" ao amante infiel…
é como liberalizar a máfia do futebol já que parece que todos o fazem…
é como liberalizar as drogas pq quem consome tem direito a faze-lo num estabelecimento autorizado a preços não inflacionados…
é como liberalizar os excessos de velocidade nas estradas.. toda a gente o faz e coitadinhos dos que são apanhados…
é como parar de alimentar um doente terminal pq a filha o decidiu… e já que ele vai morrer…
é como liberalizar a fuga ao fisco… coitados dos poucos que são apanhados… eles Sá não conseguiram fazer melhor… vamos punir meia dúzia de desprotegidos?

Algumas questões que me lembro…
Deixar matar os bebés sem lhes perguntar e não deixar morrer quem em consciência o pede? (eutanásia)
Deixar matar os bebés sem lhes perguntar e alimentar alguém que foi condenado por assassínio? (eu sou contra matar em qq caso mas a questão põe-se!!)
Alguém parou para perguntar aos pais de quem apoia o sim a opinião deles sobre os filhos?
Ouvi dizer na televisão, numa entrevista de rua- claro que sim… eu já fiz 4 – COMO É!!!???
Quem vai lucrar com isto?

Anda a malta entusiasmada a brincar a seres superiores, decisores de vida ou de morte… pensem carago!!!
Parecemos provincianos do mundo que relegam as convicções porque outros já o fazem…

Anónimo disse...

Olá pessoal, eu sou a favor do sim, porque sim.... se a o ser humano tem a liberdade de dispor do seu corpo pra todo o tipo de alteraçoes, por que nao pode ter para retirar um embriao que se nascer, vai ser uma criança indesejada e provavelmente vai ser mais um renegado da sociedade.
Já agora reparem nisto, quase todas as mulheres que sao a favor do "nao" falam de uma experiencia traumática, porque quase todas elas já o fizeram. Todos deveriamos saber que nao aprendemos com os erros dos outros, temos que errar nós. Deixem errar as mulheres portuguesas, acabem com os futuros politicos antes de nascerem.

Anónimo disse...

Exijam aos governantes que façam alguma coisa pela vida. As coisas que correm mal não podem justificar generalizar o massacre.
Toda a gente diz que os que apoiaram o não anteriormente não fizeram nada… alguém já parou para pensar que os apoiantes do sim nada fizeram tb… optaram pela atitude mais fácil… vamos deixar q a coisa arrebente… sinceramente estiveram este tempo todo a ver a coisa a pegar fogo.
Ponham a cabeça a funcionar e arranjem soluções (adopção, ajuda social, sei lá eu…)… não se fiquem pela solução mais fácil… perecem putos que de tanto chorar ficam com o rebuçado e lá se vão os dentes.

Temos que exigir a quem está a ser pago para pensar para o fazer.
Imaginem que os Alemães até pagam para nascerem bebes… (se fosse cá ninguém abortava).

E já agora alguém perguntou ao Pai se ele não quer matar a criancinha?

Pedro Morgado disse...

Se a esmagadora maioria da sociedade não concorda com a penalização da prática de aborto até às 10 semanas, porque é que o Código Penal há-de continuar a penalizá-lo?

Há 9 anos, os apoiantes do Não prometeram mais educação sexual, mais planeamento familiar e acompanhamento às mulheres que pretendessem abortar. Quase nada foi feito. Se o Não ganhar teremos mais 10 anos do mesmo?

Pedro Morgado
Braga

pita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá,
Antes de mais, acho que devo por em causa certas frases e slogans do NÃO.
1º ganhando o sim, finalmente irão ser cobrados os impostos que durante décadas, tem fugido ás mãos do fisco. conheço locais exemplares onde fazer abortos, por pessoal qualificado. são caros, e se olharmos para as salas de espera e multiplicarmos pelo numero de dias no mÊs, acho que um bom carro poderia ser comprado todos os meses.
2º Fala-se muitas vezes que depois de fazer um aborto fica-se com peso na consciência... mas fizeram-no! sim, talvez, mas comparando com a consciência de paises como suécia e inglaterra em que pais, amigos e sociedade não descriminam as mulheres este peso de cons´ciência é quase nulo. outras vezes confunde-se com ( gostava de o ter tido ) mas na altura foi a atitude certa!
3º dizer que não gostaria de ser abortado é também uma frase - estupida - sem qq relevância, que prova a falta de inteligência e o narcisismo necessário para se dizer: se não existisse gostava de existir!
4º chamar criança a um feto, é pouco cientifico,mm e a ser usado por um medico demonstra ou pouco profissionalismo, ou uma tentativa de cativar - e isto faz-se mesmo - a grávida para continuar a fazer duzias de ecografias e filmes, que custam uma fortuna!
5º mais de 1/3 das mulheres já estiveram grávidas e nunca o souberam - coisas da natureza - deviam penetenciarem-se pois deve ser castigo divino...
6º nos tratamentos de fertilidade são implantados no u´tero vários embriões, sabendo a partida que só um deverá vingar! a não ser os casos em que a gravida tem 5,6,7 fetos e é aconselhada a aborta-los e deixar só um ou dois...
Temos principalmente que saber que caímos no ridiculo, quando nos damos ao preciosismo de combater factos, dados, que não há argumento possivel!
Outra coisa ainda, que tenho ouvido e ouvi também do alvim, e que se a pergunta do referendo, segundo o NÃO, é dúbia esta não é. Sou acérrimo defensor de SIM mas quando me perguntam se sou a favor do aborto eu respondo sim e não, não! Apesar de entender o que querem dizer entendo tambem que mesmo que queiram dizer que não o fariam, ao aceitarem que os outros o façam são a favor. porque se aceitam que uma mulher num determinado momento dificil o faça, qq q seja a razão(não interessa agora) isso quer dizer que são a favor. e deixemo-nos de falsos pruridos e sejamos honestos: a vida de uma mulher é infinitamente mais importante que a de um feto ou embrião! um embrião humano é tão parecido com um de uma vaca, porco, ou tartaruga.... e nós a comer vitela.... ;)

pita disse...

Sou contra o aborto, prefiro levar no cu.

Se fossem todos como eu nem se falava nisto.

http://www.souburro.blogspot.com/

dreixel disse...

Uma das muitas questões que se podem pôr à argumentação do Não é a seguinte: até que ponto é correcto o Estado poder obrigar uma mulher a levar uma gravidez até ao fim? O feto é parte integrante e dependente da mulher (até bem depois do limite a votar neste referendo), e não faz qualquer sentido obrigar uma mulher a passar pela gravidez e parto de uma criança indesejada.

Por outro lado, esta questão parece-me ser, ainda, uma desigualdade entre os sexos. Se fossem os homens a engravidar, falar-se-ia ainda hoje de IVG? Eu acredito que há já muitas décadas seria legalmente permitido abortar...

Anónimo disse...

Se os 3 porquinhos fossem 4 a história não existia, por isso, dia 11 de fevereiro VOTO SIM.

Um não não se diz a ninguém quanto mais a um aborto.

Anónimo disse...

Só mais uma coisa, todas as células são vida, espermatozoides e ovulos também! Se o NÃO quer ser preciosista, guardem todos os ovulos, proibam a masturbação e as "provas orais"!!!! parece estupido mas até não é, os danados têm caudas e tudo...

Anónimo disse...

pita disse...
Sou contra o aborto, prefiro levar no cu.

é bom saber que tens alternativas, por aí podes ter a certeza que não engravidas

Anónimo disse...

Pergunta para o Dr. José Ferreira Martins: é ou não verdade que o voto «NÃO» condiciona de modo totalitário a sociedade portuguesa (designadamente as mulheres) a uma só saída -- ou, melhor, uma não saída, já que deixa tudo na mesma, remetendo a IVG para uma perigosa clandestinidade -- e que só o voto no «SIM» permite a realização de escolhas e a assunção frontal do problema da gravidez não desejada pelos serviços de saúde, onde médicos, sociólogos, psicólogos, etc. o podem «trabalhar» com a/s pessoa/s envolvida/s?
Luis Mateus

Anónimo disse...

Muitas pessoas apontam o "naõ" pelo facto de o aborto se tornar banal.
Ninguém faz um aborto de ânimo leve, isso posso garantir.
A decisão de o fazer é tão difícil como a decisão de não o fazer.
Outra coisa que me deixa a pensar é que os defensores do "não" dizem que a mulher quando engravida, nas primeiras semanas, já sente que é mãe e que tem ali o seu filho.... e se a criança tiver deficiências já não tem esse mesmo sentimento? Porque aí já não se incrimina ninguém se abortar.
Fiz um aborto, tomei essa decisão juntamente com o meu, ainda, namorado e já lá vão alguns anos. Não nos arrependemos.
Temos planos para ter filhos, e não ficamos obcecados com o facto de optarmos por essa decisão.
Foi um único descuido, que nunca mais aconteceu.

Anónimo disse...

Boas noites aos presentes.

Aqui fica a minha opinião

Assim é que não...podemos continuar.


As sociedades evoluem, mais tarde ou mais cedo o "SIM" irá acontecer. E porque não agora?
Agora sim, é hora de começar a pôr fim à clandestinidade. Esta nunca deixará de existir, estou mais que convicto disso, e isto pela vergonha que é tomar uma decisão julgada pela sociedade. Mas o que sabe esta sobre as pessoas que optam por tomar tal decisão, que de certo não deve ter sido tomada de ânimo leve. A sociedade não sabe porque as mantém afastadas não podendo assim ajudar.Deve pois perceber os motivos e até mesmo dissuadi-las de cometer tal acto. Para tal, temos que nos aproximar delas, dar-lhes condições para que não sofram mais moral e fisicamente.

Fica um acontecimento para reflectirem. No dia 10 de Dezembro de 2006 mesmo antes de adormecer, perguntei a minha companheira, esta gravida de 39 semanas, "Sentes-te preparada para ser mãe?" Ela respondeu que "Sim", no dia 11 o nosso filho nasceu. Com isto deixo, deverá existir um momento certo para a maternidade.

Sou pai de um menino que faz 2 meses no dia 11, e digo com muito orgulho que nunca pus tal hipótese, mas se eu e a minha companheira a tivéssemos que tomar, gostaria de me sentir apoiado psicologicamente, não julgado moralmente e acima de tudo evitar sofrimento à minha companheira.

Anónimo disse...

Olá

Vou votar sim! Por todos os motivos... e também por uma questão muito prática: se há abortos clandestinos é porque há gravidezes indesejadas. Então, é importante saber de onde vem essas mulheres e como chegar a elas.

Mas tenho um exemplo verídico:
Cá, existe uma rapariga (uns 15 anos) que não aprendeu a escrever e que já trabalha, mas inserida nalgum programa. É uma criança com problemas mentais. Soube-se que ela namorava com um utente do lar de idosos (com uns 50 ou 60 anos) foi novo para o lar porque também tem problemas mentais.
E se ela engravidasse?

Hoje não me assino porque o exemplo é mesmo verídico!

Anónimo disse...

Pergunta para o Dr. João Belém: é ou não verdade que o voto «NÃO» condiciona de modo totalitário a sociedade portuguesa (designadamente as mulheres) a uma só saída -- ou, melhor, uma não saída, já que deixa tudo na mesma, remetendo a IVG para uma perigosa clandestinidade -- e que só o voto no «SIM» permite a realização de escolhas e a assunção frontal do problema da gravidez não desejada pelos serviços de saúde, onde médicos, sociólogos, psicólogos, etc. o podem «trabalhar» com a/s pessoa/s envolvida/s?
Luis Mateus

Anónimo disse...

Reflexão

Nunca um mudo deu aulas de dicção nem um cego aulas de condução.

Só os padres não prescindem de dar conselhos sobre a reprodução e a sexualidade!

e o desespero é do não.prova disso é meterem ao barulho crianças a fazer campanha!

Anónimo disse...

Hey Malta.
Este tema de abortar a gravidez é no meu entender uma propaganda sinistra e macabra do Governo. Sim, porque José Sócrates já disse que se a lei não for mudada no dia 11 nada mais vai ser alterado, no sentido de serem tomadas medidas de segurança social e de apoio à vida (chantagem de baixo nível). Vou votar no dia 11 porque quero contribuir socialmente para se incutirem os mais altos valores de promoção da vida, de solideriedade, inclusão social e acima de tudo, responsabilidade individual que cada um de nós deve de ter pelos actos e comportamentos praticados. Educar as pessoas é o caminho prioritário.
DAVID

Anónimo disse...

pseudo sondagens, são os numeros que o NÃO apresenta de crescimento de abortos nos outros paises

samu952 disse...

Commo o doutor disse somos hoje uma sociedade moderna e transparenten concordo tambem k a vida e um direito.Mas sera certo por uma vida no mundo em k por vezes e ja gerada na miseria e na decadencia. Sera melhor essa criança vir ao mundo para sofrer e ter uma vida decadente e miseral, sofrer maus tratos e por vezes violações dos propios pais.Na minha opinão isso não sera o mais todos nos temos direito a vida e verdade mas sempre k possivel proporcionar as crianças uma vida melhor.Por isso irei votar SIM no referendo

Anónimo disse...

Como dizia alguém noutro blog, "voto SIM porque o aborto não é obrigatório".

Uma coisa é ser pela vida outra coisa e querer manipulá-la e obrigar as mulheres a esconderem-se e a correr riscos.

Há tantas crianças abandonadas, maltratadas, abusadas, a morrer à fome, doentes, por esse mundo fora... quando votarem NÃO pensem nelas e no bem que podem fazer por elas se calhar também sofrem e merecem ter uma portunidade de vida.

Somos nós (Portugal, Malta, Irlanda e Polónia) países mais integros moralmente? Alguém tem coragem de atravessar a fronteira e chamar assassinos a quem está do lado de lá?

O SIM será inevitável. À medida que os horizontes vão alargando, vai-se vendo mais longe e um dia chegaremos lá, teremos a coragem de dar ao outro a mesma liberdade que queremos para nós.

Anónimo disse...

eu voto sim

mas gostava que fossem so as mulheres a votar neste referendo, visto que a ultima decisão é sempre dela.
acho que os homens deviam simplesmente apoiar as melheres na sua decisão.

mais uma mensagem: quem vota sim nao esta a dizer que de seguida vai fazer um aborto, mas sim que permite as mulheres tomarem a liberdade de o fazer, se for necessário, ninguem faz um aborto de animo leve e nao vai ser por ele ser legal que toda a gente o vai fazer, ate porque quem precisa de o fazer fa-lo de qualquer maneira, seja com um pau, um comprimido ou numa clinica. dêem a liberdade as mulhers

Anónimo disse...

Olá Raquel, olá Alvim, olá convidados:
Eu vou votar sim, porque a situação actual, que se arrasta desde o último referendo, não mudou assim tanto e é uma situação intolerável.
Porque é que as pessoas e os movimentos defensores do "não" misturam tantas coisas e não percebem que o referendo não é se concorda com o aborto, mas se concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez?
Se as pessoas que vão votar "não" propuseram este fim-de-semana a não penalização da mulher em caso de praticarem o aborto, porque é que vão votar "não"? Não é essa mesma questão que vai ser referendada?
Deixemo-nos de hipocrisias e "ruído" desnecessário e principalmente terrorismo psicológico.

Anónimo disse...

Sinto que vivo num século atrasado de mulheres relaxadas que mesmo sabendo como prevenir uma gravidez preferem abortar.
NÃO OBRIGADA, sei ser responsável pelos meus actos...

Anónimo disse...

Discordo completamente com a ivg até ás 10 semanas,isto porque a despenalização tem como consequência a liberalização, que por sua vez tem como consequência a desresponsabilização que é um passo para a anarquia total!As leis não servem únicamente para punir,servem também,e penso que principalmente,para direccionar condutas!Evidentemente que não estamos numa sociedade perfeita(longe disso...)mas a luta está a ser feita do lado errado,como vamos legalizar algo que todos concordamos(penso eu que sim...) que é errado e imoral!? Querem mais justificações para o aborto do que aquelas que se encontram na lei???Querem fazer desta situação um problema de consciência individual,mas pelo contrário,isto é um problema de CONSCIÊNCIA COLECTIVA.Que sociedade é esta que permite que se faça ABORTOS sem nenhuma justificação??????
O senhor Sócrates e o seu governo tem que parar de "incentivar"(porque é o que esse senhor faz)o aborto e tomar medidas de protecção da mulher no emprego,principalmente no período de gravidez!!!

Anónimo disse...

O senhor que está aí pelo Não pode fazer o favor de responder a duas perguntas simples?

Ele é a favor ou contra que as mulheres que abortam vão para a prisão? A favor ou contra que sejam condenadas em tribunal?

É que ele farta-se de insistir que o que é moderno é votar Não, que a pergunta é capciosa, que em causa está mais do que a despenalização. Já percebemos que ele é fantástico a repetir-se. Mas será que ele faz o favor de dar uma resposta clara a esta minha indagação, preto no branco, com palavras simples e directas? É que moderno e não capcioso é dizer o que se sente sem disfarçar. Obrigado.

Anónimo disse...

Boa noite a todos...

Gostaria de começar por dizer que, o meu voto SIM, não invalida o meu total desagrado e repudio pelo aborto em si... Não estamos perante um referendo em que a pergunta é "é a favor ou contra o aborto" estamos sim perante um voto a favor ou contra a despenalização, ou seja, deixar de ser crime! nada mais...apenas isto...

Não podemos entrar em discussões sobre o sentido da vida...a existência da vida humana, não é isso que está em causa...
Porque será tão dificil entender isto?

Não há ninguém na sua plena sanidade mental que seja a favor do aborto... ou pensam os apoiantes do Não que se faz algo assim tão penoso, de ânimo leve???
É a decisão mais dificil que qualquer mulher terá de tomar...
Haverá sempre consequências...sempre... mas a única consequência que não pode haver...é uma mulher ser punida judicialmente, numa barra do Tribunal por algo que já é punição bastante...para toda uma vida...

Somos livres...somos MULHERES... foi-nos dificil, e ainda é, adquirir direitos iguais a todos os outros... porque é que não temos o direito de opção sobre o nosso corpo, sobre uma gravidez indesejada???


Voto SIM, conscientemente...
Voto SIM, porque quero ter a opção de escolha...
Voto SIM porque sou livre...


Tenham uma boa noite...

Cláudia, Barreiro

Anónimo disse...

Olá a todos! Eu sou um mero jovem de 16 mas penso que a melhor opçao seria votar sim porque ningem tem o direito de proibir nada a ninguem nem mesmo julgar as acçoes dos outros tendo em conta que pode levar à cadeia alguem.
Para alem disto acho que um feto mesmo que nasca com defeciencias tem tanto direito à vida como um ser comum, apesar de neste caso já ser possivel abortar! Cumprimentos para o pessoal e bom programa

Anónimo disse...

coitadinho!!Já agora... o problema é da mulher!!!!!!!!!! o homem quando se envolve com uma mulher que pergunte se ela quer ter um filho como perguntou se ela tinha doenças

Anónimo disse...

Os argumentos do NÃO são tão vazios.......

Anónimo disse...

Olá a todos! Concordo plenamente com o gonçalo dizendo que os fetos com defeciencias têm tanto direito à vida como um feto em condições perfeitas e acho que ambos os casos o aborto deve ser legal... Conheço uma pessoa que ja abortou num vao de escada e posso dizer que os problemas que acarta sao muitos desde fisicos a psicologicos para nao falar de que se trata de um acto ilegal. Eu sou a favor do aborto mas considero que deve haver outras formas de ajuda a mulher! bjxs para todos e continuem assim, excelentes como sempre!

Anónimo disse...

trrrrrrrrr

Anónimo disse...

um indivíduo que argumenta algo do género: "...o problema é dela. ?!?!?!?!" relativamente ao facto de existirem mulheres que não querem ter filhos, mostra bem a "estupidez galopante" dos apoiantes do não que utilizam argumentos mentecaptos e do século passado como forma de tentarem dizer algo...e como podemos observar eis o que sai: "...o problema é dela!" enfim...perguntem-lhe se ele acusava uma amiga à justiça se ela lhe relatasse que tinha feito um aborto clandestino.

Anónimo disse...

Esse gajo é um sacrista!!!!
Os Sacristas, é que acham que o sexo não deve ser falado!!!!! Que vá tocar o sino e se cale!

Anónimo disse...

Caros amigos

Depois de tantos anos depois do 25 Abril de 74, ainda existem pessoas que querem reprimir a liberdade individual de cada português obrigando-os a seguir valores que não são comuns a toda a população!!

Eu não sou a favor do aborto, mas vou votar sim, porque todas as pessoas têm direito a decidir e a escolher qual é o melhor caminho para si.

Espero sinceramente q independentemente do resultado, que realmente se invista em todas as medidas que ambos movimentos proclamaram e defenderam... pois só assim é que caminhamos para uma sociedade justa e moderna.

obrigado pela atenção e continuação de bom trabalho

Anónimo disse...

Boa noite!

Na minha opiniao os Sr.s do NAO estao a querer fazer das pessoas uns fantoxes. Nao só sao do contra como descriminam todas as minurias, basta ver os tempos de antena na tv!!! Chamam criminosas as mulheres, nao apresentam soluçoes mas dizem que as ha e onde esta a (o) interprete de lingua gestual? Será que querem que voltem ao tempo da inquisiçao? onde quem nao compartilha a opiniao de alguns é criminoso

Nao descriminem, nao criminalizem sejam realistas

Anónimo disse...

Votar sim é desumano! Votar não é fugir da realidade! Sendo a realidade humana desumana,seja realista, vote sim.

tolerante disse...

boas

ou eu sou um iluminado, ou maior parte das pessoas que ouço falar são umas bestas quadradas.
ninguem ve qual é a verdadeira pergunta neste referendo?
(politico)- quanto será que posso sacar com este novo negocio?
eu não tenho qualquer problema moral com os abortos, façam-nos
à pouco uma menina de 32 anos deu uma execelente razão.
(menina 32)- eu não quero ter filhos.
Fod...eu tambem não queria uma data de coisas....hummm um referendo para legalizar os impostos....boa ideia
mas voltando à vaca fria, sim ou não....eu provavelmente votaria sim, mas o sim é um cheque em branco à classe politica, a lei vem depois ja pensaram? tenho a certeza que não, ninguem era capaz de passar um cheque a um politico, pois este é corrupto, aldrabão e vigarista.
o que se vai passar apos o sim, é facil de ver, clinicas privadas pagas por todos nós,(voces sabiam que algumas vacinas que a pediatra dos meus filhos acha indespensavel não é conparticipada, sou eu que as pago 60 70 80 euros....quando o meu 2º filho nasceu eu quis criogenar as celulas do embrião, 1000 euros, vai buscar....mas para isto não existe dinheirinho)
uma consequencia logica da legalização do aborto ira ser concerteza um novo tipo de credito crediborto faça agora pague depois...(sim porque se fosse no sisitema nacional de saude ainda se "faziam abortos" a miudos de 3 anos com as listas de espera......
uma boa razão para votar sim existe?
talvez para prender as mulheres que ultrapassam as 10 semanas....pois é, agora as mulheres serão presas...eu estarei aqui para fazer essa exigencia lol
cambada de burros e analfabetos.....
DINHEIRINHO é do que se trata

Anónimo disse...

boas eu nao sou por o sim nem pelo nao sou é contra todo o gorverno ganhe quem ganhar vai tomar isto para o lado deles,contra o sim pk tem senpre a mesma casete k é a igreja e tal tao enganados,e contrar o nao porque querem nao kerem cada um sabe dos seu eros como o aborto, vou em bracom quem axas k tem a vardade k vote, pemcen assim se nos queresmo continoar com este portugal sem respeito ou um portugal em k todos somos racionais sim pk uma paessoa racional sabe se fizer sexa sem porteçao nenhuma naxe um finho a ciencia esta serpe ao nosso desposto, e nao vem com essados pobres nao tem dinheiro mas para fomar !!e beber!! tam bem aseito mas nao as des semanas mas sim nos primeiros dias os caso de defciencia é um caso a parte. E esta sou be k a minha mae fez um a borto ates de min coudado ai podia ser eu so de pensar. A é para a diguenidade da munher axas mesmo a eu sou mais diguena pk fix um aborto eu sou mas diguena pk aseitei a vida k eu fix ate pare k o sexo e feito pelas pesso k nao se aman.Desculpem os eros mas sou deslexico

Anónimo disse...

muita bem!!!!! arruma com o gajo!!!

Anónimo disse...

muita bem!!!!! arruma com o gajo!!!

Anónimo disse...

Raquel,
Cada vez mais me sinto impressionado com a sua frontalidade e garra! Inteligentissima, sem dúvida!!

Anónimo disse...

Raquel,
Cada vez mais me sinto impressionado com a sua frontalidade e garra! Inteligentissima, sem dúvida!!

Anónimo disse...

o n sou eu o andre neto isto e k fui um ero andrenetosmp@hotmail.com

Anónimo disse...

não voto porque sou mãe solteira e tenho 15 anos.

Dá que pensar náo dá.
Portanto a minha opinião até aos 18 anos vale menos que as crianças violadas na Casa Pia.

Legalizem os votos para as mulheres a partir do aparecimento do período.

Anónimo disse...

Venceu o SIM no referendo sobre a IVG. Ao menos, neste assunto, venceu em Portugal o conhecimento, a inteligência e o bom-senso sobre a ignorância, a estupidez e, sobretudo e pior que tudo, a hipocrisia! Já bastava Portugal ser um país atrasado em tudo... Acabou o negócio das parteiras ilegais, e oxalá acabem também os nascimentos sem condições básicas.

Viva as mulheres! Viva a vida!

O SIM é a favor da vida. O SIM é a favor da vida com dignidade e com qualidade